O Ano em que o Storytelling Voltou de Férias

.
Quando todo mundo está falando de uma "tendência", via de regra, é porque já é passado. Nada a ver com ser antenado ou não. O problema é que até sair das ruas para as agências, ser aprovado pelos clientes e novamente voltar às ruas pela via corporativa, muito tempo já passou. E aí as cabeças criativas já estão no início da próxima onda.

Se a "tendência" mais comentada em Cannes esse ano tivesse sido a Toy Art ou o Parkour, esse seria o caso. Mas algo quebrou o paradigma desse ciclo do mundo da comunicação: storytelling.

Storytelling, ou "contar histórias", foi o assunto de 2008 no Palais, mas não é exatamente uma tendência. Storytelling, na verdade, está mais para uma anti-tendência. Quando não existia escrita, imprensa, televisão e internet, quem já estava lá, desempenhando um papel essencial na comunicação entre seres humanos? Adivinha...

As histórias acompanham a humanidade desde os tempos mais remotos. Por meio das histórias nossos antepassados transmitiam conhecimentos, regras e valores. Não é à toa que toda história mitológica carrega algum tipo de ensinamento por trás, e o melhor de tudo, atravessam séculos ilesas. Agora estão descobrindo que essa mesma técnica também pode vender Coca-Cola. As histórias são consideradas a "next big thing" do mundo da comunicação.

Balela. As histórias sempre estiveram no núcleo da comunicação. A diferença é que só agora estamos nos dando conta disso e, nesse momento histórico, mais do que nunca precisamos delas. Em tempos onde é praticamente impossível controlar o que, onde e como as pessoas são impactadas, só uma (boa) história consegue, ao mesmo tempo, integrar todas essas opções, prender a atenção e conquistar envolvimento.

Para ilustrar tudo isso separei 3 videos, além dos links que estão espalhados pelo post e que levam para outras reflexões. O primeiro é uma palestra que a Wieden + Kennedy fez em Cannes justamente sobre storytelling e Coca-Cola:



O segundo é o case da HBO, que ganhou em várias categorias de Cannes (sim, é um projeto multi-plataforma que conta uma história):



E, por fim, o video de um case que foi pra shortlist de cyber e teve o dedo da própria STORYTELLERS, que fez em parceria com a ID/TBWA. A Úrsula até já tinha comentado no último post:

http://www.adventureinthebook.com

foto de Mike Grenville

Related

wieden + kennedy 5398873519114445370

Postar um comentário

emo-but-icon

item