Carol Bensimon e a lente da verdade

.


Saiu no Tiago Dória Weblog uma ótima entrevista com a escritora, blogueira e ex-publicitária Carol Bensimon. Leitura recomendada.

Não por acaso ela é dona de um blog que a gente conheceu há um tempinho e somos fãs. Trata-se de um blog making-of do romance que ela está escrevendo: Sinuca Embaixo D´Água.

Na entrevista surgem vários assuntos interessantes. Um deles é sobre as pessoas estarem escrevendo mais por causa de e-mails, instant messengers e afins. Ela até cita uma palestrante da FLIP que teria dito que a difusão da palavra escrita, e não a imagem, é a grande novidade das últimas décadas.

Isso me lembra uma palestra de um filósofo e educador que vi no ano passado. Ele disse que a juventude de hoje estava, pela primeira vez na história da humanidade, criando uma língua que é exclusivamente escrita, e não falada. Em outras palavras, ele acredita que aquelas palavras inventadas para comunicação rápida por SMS e MSN vão originar uma nova língua que não tem contrapartida na fala. Será?

Outro assunto abordado é sobre a literatura estar se tornando transmídia, ou seja, saindo do formato tradicional de papel e indo para blogs, celulares, audiobooks etc. E aí aparece mais uma informação interessante: cerca de 70% das maiores bilheterias de cinema são de filmes baseados em livros ou quadrinhos. Isso, de alguma forma, também não é literatura?

E o mais interessante, um dos personagens de seu primeiro livro, Pó de Parede, é um cara que faz product placement em livros! Mas chega de falar da entrevista.


Related

tiago dória weblog 8408645010647817768

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item