Legendas para evitar Game Over

.


Já faz algum tempo que saiu essa notícia no Game Reporter. A Ubisoft, uma das maiores desenvolvedoras de videogames do mundo, anunciou que colocará legendas em seus jogos. Se você acha que eles querem traduzir os jogos para alcançar novos mercados, errou. A princípio trata-se de uma tentativa para melhor atender os deficientes auditivos dos mercados em que já atuam.

Muito louvável por sinal. Mas o mais interessante é que isso só passou a ser uma preocupação por um motivo simples: os jogos de hoje têm histórias cada vez mais elaboradas. É verdade que muitos dos videogames de "navinha" de outrora também tinham um contexto, mas em termos de jogabilidade bastava sair atirando e explodindo meia galáxia sem precisar saber os motivos disso. Agora a história é outra. Videogames modernos cada vez mais apresentam narrativas complexas, onde cada fase geralmente é precedida por longos vídeos que explicam de onde os personagens vieram e para onde estão indo.

O entendimento dessas passagens se torna cada vez mais importante para que o jogador tenha um bom desempenho e complete os objetivos. Não entender o que está acontecendo pode ter o efeito de perder um capítulo no meio do livro, ou 20 minutos de filmes.

Final Fantasy 7 é um dos melhores exemplos do nível de profundidade a que uma história de um jogo pode chegar. A cena que você vê no vídeo abaixo, a morte da personagem Aeris, é tão impactante para quem está acompanhando a trama que (sem exagero) arrancou lágrimas de muito marmanjo. O jogador entrando na história no papel do protagonista, e não de um mero espectador passivo, explica parte desse fenômeno.

Related

narrativa em games 1420858156838984109

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item