HISTÓRIA DE ZUMBI SEM ZUMBIS

Que tal um livro de zumbis sem nenhum zumbi? Se a ideia parece estranha, então ela tem ao menos uma promessa para ser boa.

Esse é o caso do World War Z, que vai chegar ao Brasil como filme e vai se chamar Guerra do Mundo Z.



Na semana passada o Gaspar escreveu um ótimo post sobre o mesmo assunto, afirmando para não se esquecer os zumbis. Pois é, pelo jeito os roteiristas do filme pensaram a mesma coisa e, assim, o filme não vai ter grande relação com o livro... até porque, ele já mostra zumbis.

Na versão literária o autor tem algumas sacadas. Pra ser mais técnico, posso afirmar que ele faz ótimo uso de alguns recursos de Storytelling.

Começa pelo Ponto de Vista. O título do livro pode ser traduzido como "Guerra Mundial Z: uma história oral da guerra contra os zumbis". Ao invés de mostrar o que acontece durante o ataque dos zumbis, ele conta tudo depois que a guerra foi vencida pelos humanos. É assim que num livro sobre zumbis, nenhum zumbi aparece. Pra ser honesto, zumbis até aparecem, aqui e ali nos relatos das memórias, só que nunca são o foco da narrativa. Os zumbis são uma espécie de metáfora para um outro assunto...


A versão do cinema ignora essa técnica e opta por posicionar a narrativa durante o acontecimento. Preferem substituir a curiosidade pela adrenalina. Talvez funcione. Mas ainda assim é como colocar um véu na Monalisa: parte da graça foi perdida.

Update em 28/03/2013 - com o lançamento do segundo trailer, algumas coisas foram explicadas... e, não, talvez o filme não estrague a ideia do livro. A narrativa na película vai mudar um pouco a história do livro, mas no intuito de adaptar pra linguagem audiovisual de Holywood... afinal, ao que tudo indica, no caso do filme o protagonista assume um papel muito mais primordial para a transformação dos fatos. Enquanto no livro a missão dele é como a de um jornalista - de investigar e relatar - no filme ele será como um detetive e terá que descobrir a tempo para evitar o pior. Bom, seja como for, promete!



Quando for criar ou contar uma história, procure por ângulos inexplorados. Mesmo os temas mais clichês - como vampiros e zumbis - podem surpreender.

Related

World War Z 2783622484844796283

Postar um comentário

  1. Mano Fernando, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bom, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro histórias de zumbis, elas são bastante cativantes e fascinantes!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

item