PERSONAGEM COM DEFEITO


Imagine um brainstorm entre cliente e criativos acontecendo na sala de uma agência. Para começar, o cliente apresenta o pedido:

- Nossa marca precisa de um personagem.

- Um garoto-propaganda, talvez? O planejamento fez uma pesquisa e o Luciano Huck se encaixaria muito bem no perfil da marca.

- Não, o Huck já está na campanha de três concorrentes. Precisamos do personagem da marca mesmo.

- Como um Dollynho para a Dolly? Ou com uma pegada mais garoto da Bombril?

- Um pouco mais que isso, sabe? Nada contra o Carlos Moreno, ele é uma figura. Mas é algo mais profundo. Um personagem com aspirações, desejos, qualidades…

- E defeitos?

Uma das partes mais ricas do storytelling é a construção de personagens. É como brincar de criador. Pegar uma marca, sem vida, e transformá-la em um personagem “à sua imagem e semelhança”.
Tudo começa com as referências de outros personagens. “É a mistura entre Peter Parker e Yuri Gagarin”, ou então “é uma doméstica com a persistência de um Rocky Balboa”. A partir daí vão nascendo as características, os objetivos de vida, nome, sobrenome, idade, e também seu grande defeito.

- Mas a minha marca tem defeitos?

Um personagem sem falhas e conflitos é como assistir só aos 10 minutos finais de um filme. Se até os super personagens tem suas criptonitas, ou os deuses gregos tem suas iras, que dirá os reles personagens mortais. O grande defeito, a falha de caráter do personagem é uma das coisas mais importantes na sua humanização. Se nós rimos na comédia ou choramos no drama é porque nos identificamos com alguma característica e, muito provavelmente, essa característica tem a ver com o defeito do personagem.

- Já sei qual é o defeito do personagem da minha marca! Ela é muito perfeccionista.

E não adianta roubar no jogo. Se o defeito do personagem é uma virtude, a jornada desse personagem já está completa, enquanto a jornada da história da marca só está começando. Um personagem que não tem nada pra dizer ao seu analista é desinteressante. Será que a sua marca é interessante para o seu consumidor?

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