Os 3 atos do Romance Clássico

by Vandad-Farhady

Uma das formas mais clássicas do romance literário é o que a gente chama de Quest Romance, aquele em que o herói passa por uma jornada em busca de algo que possa mudar ou salvar sua vida.

Segundo o professor Jay Clayton de Vanderbilt, especialista em ficção pós moderna.: "Quest é a estrutura arquetípica da narrativa romance. (a mais famosa quest romance pode ser a busca pelo Santo Graal). "

Os leitores mais astuciosos perceberam que essa estrutura arquetípica é a própria jornada do herói e que essa estrutura vai de encontro com o paradigma de Syd Field - vamos observar mais de perto.





Syd Field quando apresentou seu paradigma ele defendeu que o segundo ato deveria ser até o dobro do primeiro ou do terceiro. Visualmente podemos observar isso na estrutura da jornada heroica de Campbell e percebemos os limites de cada estágio.

Primeiro Ato - A apresentação. Aonde a situação e necessidade dramática do protagonista é demonstrada.

A história começa no Mundo Comum, mundo normal do herói antes da história começar. Na hora de escrever é interessante lançar mão da ideia das 10 páginas de roteiro. As páginas iniciais que deve apresentar os elementos básicos para agarrar a audiência. Apresentar o mundo comum é importante nesse momento, porque é quando você deixa claro o que o seu protagonista está abrindo mão.

O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.


Segundo Ato - A confrontação. Aonde o protagonista vai atrás de sua necessidade dramática e vai passar por provações tentaram impedi-lo de alcança-la. 

O segundo ato já acontece fora do Mundo Comum, exatamente no mundo especial da história, aonde ele encontrará com o fantástico. 

Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações
Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.
Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).

Terceiro Ato - O relaxamento. A tensão dramática acaba e a história segue para seu desfecho. 


Um ponto interessante neste ato é que o confronto final não é o fim do texto. Ainda existe um retorno para a casa, a volta para o mundo comum.

O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum.
Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.


Por fim, uma das características do Quest Romance e que funciona muito bem para a literatura é que ele tem caráter episódico, ou seja, o final de uma história sempre vai criar a sensação do início de uma nova jornada.  

Related

Quest 5929586307438362625

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item