Quem são e o que fazem os Storytellers



-Que história é essa de Storytellers-



Storytellers: grupo de pessoas que dedicam a vida a contar histórias profissionais. 


- Grupo de Pessoas… -


Indivíduos com habilidades diversas, unidos pela paixão de produzir histórias certeiras: 


Para transformar slides num espetáculo teatral, 
Por uma atenção mais presente na plateia. 


Para desenvolver talentos, 
Por ver despontar novos autores. 


Para subir um game,
Por mais engajamento nas atividades. 


Para criar personagens,
Por mais empatia e compreensão.


-...Que Dedicam A Vida A Contar...-
Storytellers são animais de hábitos curiosos. Normalmente noturnos, costumam ficar madruga adentro ouvindo música, vendo seriados e fazendo arte. Às vezes criam cursos e na mesma noite ainda bolam um enredo. 


Storytellers gostam de desafios e de experimentos. Reinventam evento como experiência narrativa. Transformam slides em espetáculo teatral. Ensinam ferramentas para a hora de falar em público que parecem truques de mágica.


Storytellers percebem depois de uma década de jornada, que para encantar a audiência, a narrativa deve fluir de um jeito natural. Leonardo da Vinci escreveu "a natureza é a maior artista, nela nada falta e nada sobra." 


Storytellers vivem na busca da história certeira, aquela que revela todos os detalhes, mas só relata o indispensável. 


-...Histórias Profissionais...-


Entra em cena, Woody Allen. Se formos sair à rua para perguntar "Você sabe quem é Woody Allen?" a maior parte das pessoas vai responder "cineasta" ou "diretor". Algumas pessoas vão considerar o termo "autor". Poucos vão dizer "roteirista". Provavelmente ninguém vai dizer "Storyteller". 


Por definição, Storyteller é a pessoa capaz de modular o funcionamento de uma história. Da mesma forma como o mecânico conserta motores, um Storyteller consegue colocar narrativas em movimento, de forma que agarrem a atenção logo de cara.


Da mesma forma que um arquiteto é contratado para pensar em edifícios que atendam necessidades, um Storyteller pode ser contratado para pensar em histórias que atendam certas características. 


Woody Allen entendeu algo que passou despercebido pela maior parte dos cineastas. Enquanto todos pensam apenas em realizar o seu projeto e a sua visão, Woody Allen consegue fazer isso enquanto responde a um projeto encomendado por uma marca. Pelo menos, foi exatamente isso que ele passou uma década fazendo. 


Apesar de conseguir realizar ao menos um filme por ano, Woody sempre teve dificuldades em financiar suas produções. Até que, em 2005, ele recebeu um grande apoio da BBC. Mas tinha um complicador: o filme teria que se passar em Londres. Apesar de nunca ter ambientado um filme na Inglaterra, Woody arrumou as malas e reescreveu o roteiro que iria se passar. Foi assim que Match Point deixou de acontecer em Hamptons.


De uma década para cá, Woody Allen passou a financiado pelos governos de cidades ou países onde seus filmes ocorrem: Vicky, Cristina, Barcelona. Meia Noite em Paris. Para Roma com Amor. A marca patrocinadora aparece no título. São grandes exemplos da estratégia de  'place branding', que pretende comunicar as vantagens de um destino turístico.


- Entrevista Storytelling -

Entrevista sobre os primeiros Storytellers do Brasil, explicando que Storytelling não é apenas para pessoas criativas, que existem técnicas que podem ser aplicadas em diversas áreas. Veja:

Vídeo de entrevista com Fernando Palacios


- Os Primeiros Storytellers Brasileiros -



Opa, tudo bom? 


Somos uma consultoria de Storytelling, Gamificação e Branded Content. Misturamos jogos e histórias com marcas e empresas. De certa forma, uma espécie de Hollywood do mundo corporativo. A gente começou em 2007 e fez muita coisa até aqui. Para começar, trouxemos o tema do Storytelling para a América Latina.




Desde então desenvolvemos dezenas de projetos que se tornaram cases internacionais. Logo de cara fizemos game online com milhões de jogadores. Em seguida, transformamos 1248 slides em espetáculo teatral, um case que continua a ser estudado mesmo passados dez anos. 






Na última década criamos um universo de personagens para marcas. Roteirizamos cinema. Desenhamos quadrinhos e vídeos animados. Escrevemos livros. Criamos experiências imersivas transformando eventos. Publicamos o Guia Completo do Storytelling, que logo virou referência e best-seller.





Entendemos que a sala de aula é um palco perfeito para boas narrativas. Preparamos dezenas de milhares de pessoas a contarem a melhor versão de suas histórias em mais de uma centena de cursos. Viajamos palestrando por dez países. Duas dessas viagens foram para a Índia a receber o prêmio World'sBestStoryteller.



Agora estamos mergulhados em pesquisar inovações tecnológicas e como elas podem impactar em narrativas e até gerar novas formas de contar histórias. Com isso estamos nos especializando em narrativas digitais e como contar histórias em épocas de redes sociais. 

Também estamos de olho no futuro. Estamos empenhados em entender como o Storytelling do futuro vai ser útil no entretenimento, na educação e nos empregos. Dessas tendências surgiu um curso que nem dá pra chamar de curso: pensar como investidor e agir como startup numa tentativa de colonizar Marte.




Para planejar os Anos 20s, a Storytellers contratou a consultoria de Storytelling da própria Storytellers. Tem sido uma experiência interessante com um cliente difícil. Estamos num processo de usarmos internamente as ferramentas que aplicamos aos clientes na hora de planejar uma plataforma de conteúdos transmídia. Estamos desenhando uma década de projetos e programas. Para começar, uma série de cursos online com Storytelling aplicado a diversos segmentos:


Tem muito mais vindo por aí. Se quiser ficar por dentro das novidades, cadastre seu email aqui no site para receber nossa newsletter mensal: As Penúltimas Do Storytelling. 

Se quiser a melhor versão da sua história, conte com a gente. 



-Como Storytellers podem contribuir com seu negócio-

Somos os primeiros a entender e praticar Storytelling no Brasil. Realizamos dezenas de cases de sucesso, estudados em diversos países. Treinamos dezenas de milhares de pessoas. 
Fomos reconhecidos com o prêmio World's Best Storytellers.



-Palestra Storytelling-
Performances com base em enredos de Storytelling motivacional


-Storytelling Keynote speaker-
Performances com base em enredos de Storytelling inspiracional


-Storytelling masterclass-
Aula de Storytelling Aplicado com base em enredos de Storytelling educacional



-Workshop de Storytelling-

Nossos treinamentos in-company sempre aplicam ferramentas em projetos reais, acelerando os primeiros resultados:
Showtime! Storytelling + apresentações 
A Date With Data: Storytelling + dados
Jornada a Marte: Storytelling + startups
As Palavras Mágicas: Storytelling + escritas
Story$elling: Storytelling + vendas
Multibranded content: Storytelling + marcas
Lab de Presença Digital: Storytelling + redes sociais
Histórias de Grife: Storytelling + Marketing + Branding
Para a melhor versão da sua história, conte com nossa Caixa de Ferramentas Mágicas de Storytelling. 
Contato via Whatsapp +5511990033673



-Roteiros de Storytelling sob demanda-

Passe de Mágica: transformação em histórias
Abertura de eventos
Lançamento de produtos e marcas
Celebrar a história da empresa 
Conteúdos da marca


-Consultoria de Storytelling-
Moral da História: Análises de cenários narrativos.




-Contratar Storytelling-

Se quiser saber de que formas Storytelling pode te ajudar com uma história certeira, entre em contato imediato




-Autores da Storytellers-



Passa os dias investindo em histórias. Amarrando enredos. Produzindo conteúdos. Passa as madrugadas estudando sobre sociedade, filosofia, antropologia, os robôs e a mente humana. Mais histórias sobre ele no perfil completo


Apaixonado por pessoas, histórias e viagens, Guilherme é administrador por formação e storyteller por vocação. Após 5 anos de experiência como professor – e quase 10 atuando no mercado em áreas de relacionamento e marketing de grandes empresas – estudou inovação e empreendedorismo para perceber que podia viver de contar histórias. Co-fundador da STY|TLS, a boutique criativa da Storytellers.

RH foi tudo que fiz até que quis mais.
Pra saber mais disso, me siga nas redes sociais e ouça o podcast ;-)


Pesquisa inovações tecnológicas e como elas podem impactar em narrativas e até gerar novas formas de contar histórias. Está se especializando em narrativas digitais e como contar histórias em épocas de redes sociais. 




-Contatos Storytellers-
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