Como fazer um anúncio à la storytelling

 

Ilustração concebida pela parceria entre Leandro Fortuna e a IA Midjourney 

Nesse artigo, eu criei o roteiro de um anúncio em vídeo acompanhado da fala de um expert. O intuito é mostrar alguns elementos de storytelling que são capazes de tornar o seu conteúdo mais interessante.

E cá entre nós, o que tem de anúncio chato rolando na internet não está no gibi, não é mesmo?!

Bom, enquanto te apresento o roteiro, vou listando os elementos em questão. O anúncio é sobre...

Seguinte! Vou deixar você descobri durante a leitura. Sem mais delongas, vamos lá então.

 [O vídeo inicia com UMA MULHER ESGANANDO UM HOMEM, no meio de uma sala. >> segundos depois, um efeito rebobina a cena e a leva para início].

Elemento 1 | O Ganchoaqui é o final de um Evento principal (a cena, no caso) que gere curiosidade para saber o que aconteceu até chegar nele. Deve, por via de regra, chamar a atenção e gerar curiosidade.

[A cena inicia com o mesmo casal, NO QUARTO DO FILHO. Enquanto a MÃE fecha o mosquiteiro de um berço, o PAI fecha a cortina do quarto, minunciosamente, ambos transparecendo prender até mesmo a respiração. O som de fundo é descontraído, até o momento em que a cortina é fechada].

Elemento 2 | As PersonagensAqueles que vivenciam a jornada. São compostos por recursos internos (medos, desejos, sonhos etc) e externos (modos, vestes, características físicas etc). Nessa cena, uma mãe e um pai de uma criança recém-nascida.

Elemento 3 | O Mundoambiente onde a trama se passa. Aqui a história transita entre o quarto da criança e a sala de casa.

[Agora a trilha é a famosa música do filme Missão Impossível. Ainda no quarto, ambos começam a bater em retirada, na ponta do pé. Depois de fechar a porta do quarto com toda cautela, respiram fundo, aliviados].

[A mãe lembra que esqueceu O CELULAR no quarto, volta para pegar. Nesse meio tempo, o pai tenta matar um pernilongo. Na volta, já na sala, a mãe DESATIVA UM ALARME. Ambos respiram aliviados, outra vez].

Elemento 4 | O ObjetoToda história tem um objeto significativo. Em algumas, o enredo gira em torno dele. Nesse caso, o celular gera identificação com grande parte dos pais, pois é um desafio lidar com ele nas rotinas dos filhos.

Seria muito comum alguém comentar, enquanto assisti ao vídeo: “O bendito celular!”.

Elemento 5 | O Alarme Falso – é um evento que pode mudar o rumo da história, mas, por algum motivo, não muda. Aparentemente todos os esforços dos pais iriam por água abaixo se o celular tocasse, dentro do quarto.

 [Em seguida, o pai tenta matar o pernilongo novamente e DERRUBA UM JARRO. A trilha para. O casal se olha paralisado. Após um instante de silêncio, choro estridente de criança. Nesse momento, volta para a cena em que a mãe está esganando o pai].

Elemento 6 | O Meteoro é um evento que muda o curso da história quando tudo parece ir bem. Na cena, as coisas estavam nos conformes até que o pai quebrou o jarro.

Pronto! Se o expectador chegar até aqui é porque ele foi cativado pela cena e, tenha certeza, ele irá assistir o resto do vídeo.

[Nesse momento, corta para a expert do produto que diz o texto abaixo].

Você não é casada com o Tom Cruise!

Se você não tem tido noites de sono revigorantes pelo simples fato de ter um bebê em casa, a sua vida está prestes a se tornar um inferno, se já não for.

Eu estou aqui para te dizer que você e o seu bebê podem e devem ter noites de sono tranquilas.

Sim, essa é uma missão possível!

Olha, depois de sofrer na pele os danos que as noites mal dormidas causam, eu estudei e desenvolvi um método exclusivo de implementação de sono infantil, apliquei e obtive resultados muito positivos.

TEVE UMA VEZ que até acordei no meio de uma madruga tranquila, fui até o quarto do meu primeiro filho e encontrei o meu esposo com o dedo próximo ao nariz da criança para saber se ela estava respirando, pois estava muito quieta.

Elemento Surpresa | Teve uma vezé uma expressão que introduz uma narrativa. Diante dela, naturalmente as pessoas esperam ação, acontecimento. Nesse caso, um episódio partilhado por inúmeros pais. Eu mesmo já pus o dedo no nariz do meu filho para saber se estava respirando, enquanto dormia como um anjinho.

Esse episódio se repetiu inúmeras vezes e, desde ali, eu constatei que o meu método para a implementação de rotina de sono estava dando muito certo.

Eu me chamo Fulana de Tal, sou mãe de três e consultora de sono infantil.

Se você tem um bebê e quer descobrir como fazê-lo dormir como um anjinho durante a madrugada, ou até mesmo se você ainda está grávida e não quer passar por esses perrengues de sono de seu filho, participe, nos dia  x e x de xxxx, da imersão “...”.

Lá eu te ensinarei o ponto de partida e como dar os primeiros passos para a implementação da rotina de sono do seu bebê.

Te mostrarei como é possível iniciar o processo e obter resultados desde a maternidade. É isso mesmo, desde a MATERNIDADE! Garanta a qualidade de sono não só para seu bebê, mas para você e toda a família.

Tire o peso das noites em claro das suas costas! Faça agora mesmo a sua inscrição para a imersão “...”, de graça, no link da bio!

Te espero por lá!

E aí, me conta, você ficaria até o final se se deparasse com um anúncio assim? Se sim, conta aqui nos comentários o porquê.

 

Related

AS TÉCNICAS DE STORYTELLING 2061080692523953999

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item