QUANTO VALE UMA HISTĂRIA?
Vou entrar na onda da nossa amiga Renata Rossi que publicou este ótimo texto sobre "de onde vem as histórias" e tentar fazer uma reflexão também. A pergunta da vez é: quanto vale uma história?
Diferente da Renata, que se perguntava sobre as origens das histĂłrias, eu sempre me perguntei sobre o valor dessas histĂłrias. Na verdade eu sempre quis saber como Ă© que nĂłs medimos esse valor, afinal a J.K Rowling se tornou a mulher mais rica da Inglaterra e levou na mesma viagem uma onda que formou a editora mais rica da Inglaterra e chegou no cinema para fazer de Daniel Radcliffe o jovem mais rico da Inglaterra.
Ă claro que isso nĂŁo Ă© regra, afinal quantos nĂŁo foram os autores e histĂłrias que se perderam na genialidade para ganhar o reconhecimento sĂ©culos depois de sua criação? Pensar em contar histĂłrias para o mercado, para marcas, como fazemos no storytelling me causou, devo admitir, um certo estranhamento logo de inĂcio. Refletindo sobre o assunto eu acabei me perguntando o valor de histĂłrias como os contos de fada atemporais que permeiam o imaginĂĄrio das crianças de todo o mundo, ou atĂ© mesmo o valor das histĂłrias contadas pela bĂblia que, crenças a parte, mudaram a histĂłria da humanidade. Qual seria o valor de mercado, por exemplo, das histĂłrias marcadas dos sumĂ©rios dentre as quais podemos encontrar a receita da cerveja. No melhor estilo storyteller termino essa pequena reflexĂŁo com: E SE os sumĂ©rios nĂŁo tivessem escrito a receita da cerveja em uma histĂłria e a cerveja nĂŁo existisse nos dias de hoje?
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