Marca Ausente
.
Carol Bensimon, escritora e blogueira, jĂĄ comentada aqui, estĂĄ escrevendo um livro cuja histĂłria gira em torno de um personagem ausente.
Resumidamente, Ă© aquele personagem que todos os outros comentam, com quem todos os outros estĂŁo de alguma forma ligados, mas ele nunca, nunca mesmo, nem em flashback, aparece.
Esse personagem pode estar morto ou desparecido, mas não precisa ser tão trågico assim. Ele também pode ser alguém que viajou e vai demorar muito para voltar (mais do que o tempo da história), ou então um mito, alguém que, na verdade, não existe.
A graça de utilizar um personagem ausente para contar uma história é a expectativa que ele causa. Quem é? Como é? O que faz? Porque é tão importante?
Na comunicação de marcas o famoso teaser faz o papel do personagem ausente. Antes de lançar uma campanha, faz-se um auĂȘ sem revelar exatamente do que se trata. O objetivo Ă© gerar buzz, ou o famoso boca-a-boca: VocĂȘ viu aquilo? Quem SerĂĄ que estĂĄ fazendo?
A diferença da literatura para o mundo do marketing Ă© que, nesse segundo, a marca sempre aparece em algum momento. A questĂŁo que fica Ă©: seria possĂvel criar uma campanha onde uma marca fica totalmente ausente, assim como no romance da Carol?
De que forma essa marca poderia se beneficiar da expectativa? Como se proteger da apropriação por parte da concorrĂȘncia? Quem sabe em uma narrativa onde o personagem principal Ă© uma marca que nĂŁo pode aparecer, como as marcas de cigarro e, provavelmente em um futuro prĂłximo, as de cerveja...
Para pensar.
Foto de jnb photos
Resumidamente, Ă© aquele personagem que todos os outros comentam, com quem todos os outros estĂŁo de alguma forma ligados, mas ele nunca, nunca mesmo, nem em flashback, aparece.
Esse personagem pode estar morto ou desparecido, mas não precisa ser tão trågico assim. Ele também pode ser alguém que viajou e vai demorar muito para voltar (mais do que o tempo da história), ou então um mito, alguém que, na verdade, não existe.
A graça de utilizar um personagem ausente para contar uma história é a expectativa que ele causa. Quem é? Como é? O que faz? Porque é tão importante?
Na comunicação de marcas o famoso teaser faz o papel do personagem ausente. Antes de lançar uma campanha, faz-se um auĂȘ sem revelar exatamente do que se trata. O objetivo Ă© gerar buzz, ou o famoso boca-a-boca: VocĂȘ viu aquilo? Quem SerĂĄ que estĂĄ fazendo?
A diferença da literatura para o mundo do marketing Ă© que, nesse segundo, a marca sempre aparece em algum momento. A questĂŁo que fica Ă©: seria possĂvel criar uma campanha onde uma marca fica totalmente ausente, assim como no romance da Carol?
De que forma essa marca poderia se beneficiar da expectativa? Como se proteger da apropriação por parte da concorrĂȘncia? Quem sabe em uma narrativa onde o personagem principal Ă© uma marca que nĂŁo pode aparecer, como as marcas de cigarro e, provavelmente em um futuro prĂłximo, as de cerveja...
Para pensar.
Foto de jnb photos
ComentĂĄrios
Postar um comentĂĄrio