AS MARCAS NO ÁLBUM DA COPA

Antes da convocação oficial, antes até de todos os estádios ficarem prontos e muito antes da Copa começar, há uma tradição que, seja a Copa no Brasil ou do outro lado do mundo, não falha: o álbum de figurinhas.

Mas o que isso tem a ver com storytelling?

Mesmo que o álbum da Copa ainda não conte uma história de fato (visto que nem os personagens – os convocados – estão totalmente corretos), o álbum da famosa Panini pode nos ensinar uma lição no storytelling.
Pouco mais de uma semana após o lançamento do álbum, entre figurinhas do Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, vieram as críticas dos colecionadores às figurinhas patrocinadas. Contestadas pelo pouco valor de troca de suas figurinhas, marcas como Johnson & Johnson, Liberty Seguros e Wise Up se viram desprezadas ao ponto de a Panini considerar a troca dessas figurinhas por outras sem as marcas.
Para ler a notícia completa, clique aqui.

No momento em que o próprio termo “storytelling” passa a existir quando as marcas se inserem nas histórias e as histórias se inserem nas marcas, o desastre da inserção de marcas no álbum da Panini nos ensina sobre a necessidade de contextualização na inserção de marcas, sejam em histórias ou até em álbuns de figurinhas.
Ao simplesmente replicar anúncios convencionais de revista em meio ao álbum, mais do que criar um obstáculo ao colecionador (e consumidor), cobraram por isso criando figurinhas das marcas dentro da clássica coleção. A questão é que o álbum é, e sempre foi, de jogadores, estádios e brasões das equipes na Copa, e não de marcas e logotipos.
Apesar disso, ainda que álbuns sejam sobre seleções (e histórias sobre pessoas) existem formas para que as marcas “entrem em campo” de forma eficiente. A bola da Copa, tradicionalmente uma das figurinhas mais desejadas da coleção, estampa o logo da Adidas. Isso sem falar nas 162 figurinhas em que o logo da Nike, que nem patrocina o evento em si, aparece na camisa dos jogadores.

Related

panini 8804344911849215366

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item