O UNIVERSO DC NAS MĂOS DE SUPERMAN, O HOMEM DE AĂO
O novo filme do Superman estå chegando e claro, muita gente jå imagina que se ele fizer tanto sucesso quanto Batman isso pode significar uma nova série de filmes dos heróis DC como a famosa Liga da Justiça. Parece fåcil imitar a fórmula dos Vingadores da Marvel, mas não é bem por aà e vou dizer porque.
No projeto Vingadores, acompanhamos as histĂłrias de Hulk, Homem de Ferro, Thor, CapitĂŁo AmĂ©rica e depois todos juntos em uma sequĂȘncia de filmes que renderam uma boa grana aos estĂșdios e ainda abriu espaço para muito mais. Isso porque eles conseguiram representar no cinema o Universo Marvel, o ambiente aonde infinitas histĂłrias podem acontecer e os espectadores ainda vĂŁo se sentir familiarizados com seus elementos.
Ok, entĂŁo basta colocar Batman ao lado de Flash e tudo fica resolvido... ou nĂŁo!
Essa uniĂŁo de todas as histĂłrias de seus personagens sĂł Ă© possĂvel na Marvel porque um cara chamado Stan Lee revolucionou o mundo das HQs criando herĂłis que tinham conflitos bem parecidos com os humanos e a partir daĂ o sucesso foi tremendo que esse conceito foi dando vida a outros seres super poderosos. NĂŁo foi que a DC aconteceu.
Ela cresceu comprando histórias prontas, primeiro com o Batman, depois vieram outros como Lanterna Verde e Aquaman. Cada um com um grupo de vilÔes e principalmente uma visão do mundo ou melhor uma versão do mundo bem peculiar.

Batman sempre enfrentou vilĂ”es malucos ou bem armados, dentro de sua lĂłgica nĂŁo existiam aliens ou monstros devoradores de planetas. Da mesma forma, Mulher Maravilha Ă© simplesmente uma princesa das Amazonas e sua histĂłria tem referĂȘncias da mitologia grega.
O que acontecia quando algumas dessas histórias precisavam se cruzar era a criação de um novo universo, que a DC chamava de Terra 1, 2 e etc. Dessa maneira as grandes alteraçÔes não influenciavam no plot principal de um personagem. Como (na época) Hqs vendiam bastante, o fato de ter vårias versÔes de um mesmo herói não era preocupante. Mas chegou um tempo que o Multiverso (como foi chamado essa junção) impactou o comportamento dos leitores pois era um trabalho penoso comprar e acompanhar seu herói preferido.
Foi quando veio uma série chamada Crise nas Infinitas Terras, que juntou todas as "Terras" e versÔes dos heróis em um só enredo.
PorĂ©m isso nĂŁo significa que eles resolveram o problema que Ă© justificar a necessidade da existĂȘncia de alguns herĂłis em uma mesmo grupo. Como criar uma histĂłria aonde a astĂșcia do morcego possa ser Ăștil frente a um inimigo como Apocalypse que foi capaz de matar o Superman uma vez. Ou um vilĂŁo como o CapitĂŁo Bumerangue que era combatido pelo Flash, ter que enfrentar Hal Jordan com seu anel que pode expulsar da Terra a entidade Parallax... uma tarefa difĂcil.
Bem, no cinema, Batman jĂĄ conseguiu seu sucesso. Enquanto isso algumas produçÔes como o seriado Arrow vem construindo uma base de fĂŁs bacana. AliĂĄs se depender desse seriado eu acredito que os roteiristas estejam no caminho para nos mostrar como o universo DC pode se encontrar no cinema. Isso porque vĂĄrios personagens como a Caçadora e Slade jĂĄ foram vistos em vĂĄrios episĂłdios e a recepção estĂĄ sendo boa. Inclusive hĂĄ indĂcios que este seriado possa sofrer influĂȘncia apĂłs o novo filme do Superman e tem outro herĂłi dependendo desse sucesso, o Gladiador Dourado que tambĂ©m vai ter sua estrĂ©ia na TV em breve. O que falta para os estĂșdios investirem pesado em um filme da Liga da Justiça? ... falta Clark Kent mostrar porque Ă© o Superman.
Seu Ășltimo filme deixou bastante a desejar e todas as notĂcias sobre a pressĂŁo que o diretor tem sofrido podem abalar nossa fĂ© nesse filme, o que apenas aumenta a curiosidade para saber se Superman salvarĂĄ novamente seu universo.
ComentĂĄrios
Postar um comentĂĄrio