STORYTELLING ALÉM DOS "CASES"

https://www.storytellers.com.br/2013/05/storytelling-alem-dos-cases.html
O
mundo da comunicação está repleto de exemplos e casos que reafirmam o poder das
histórias na construção de marcas. Sem muito esforço encontramos diversas
menções a storytelling em campanhas de comunicação – muitas delas até
incorretas – mas sempre se vangloriando pragmaticamente pelo sucesso gerado.
Quando
vamos a uma esfera científica do estudo da comunicação, do consumo e das marcas
vemos que também não é diferente. Se por um lado respeitadas marcas como
Coca-Cola e Google discutem o storytelling, por outro autores-referência como
Colin Campbell e Andrea Semprini embasam a discussão em seu viés mais profundo
e defendem a relação de consumo como cada vez mais imaginária, imaterial e simbólica.
E
já que tratamos o storytelling em sua vertente acadêmica, valem algumas
citações pra deixar tudo mais claro:

Retirada
do livro “A ética romântica e o espírito do consumismo moderno”, de Colin
Campbell, editora Rocco.
“Lembremos apenas que a
capacidade de construir mundos desenvolver territórios simbólicos e manipular a
abstração são aspectos que definem a lógica de marca. O desenvolvimento, no
seio do consumo, de dimensões imateriais e imaginárias, entra então em íntima
ressonância com a própria essência da lógica de marca.”
Do
livro “A marca pós-moderna”, de Andrea Semprini, da editora Estação das Letras.
E
disso tudo, em suma, o que se tira é que nada mais imaginário e possível de
construir um mundo para uma marca do que uma boa história.