QUEM É FERNANDO PALACIOS Pioneiro na área de Storytelling, Fernando Palacios é sócio-fundador da Storytellers, o primeiro escritório especializado em encontrar as melhores histórias do mundo dos executivos e suas marcas e contá-las da maneira mais marcante. Já ajudou marcas globais como Nike, Coca-Cola, Yamaha, Pfizer e centenas de outras a contarem suas histórias.
Desde 2007 já compartilhou seus conhecimentos em mais de duzentos cursos e palestras por todo o Brasil e outros 10 países. Ministrou cursos e aulas de ensino superior em universidades como FIA, ESPM, FGV e dezenas de outras.
Em 2016 revolucionou o mercado de eventos ao coordenar a transformação do maior evento de tecnologia da América Latina numa grande experiência narrativa. No mesmo ano lançou o Guia Completo do Storytelling, que se tornou best-seller e referência acadêmica.
Em 2017 foi reconhecido na Índia com o World's Best Storytellers Award, durante o maior congresso mundial de Recursos Humanos.
Em 2021 foi convidado pelo O Novo Mercado para ministrar o módulo de Storytelling da Formação de Copywriters e também pela editora H1 a ministrar o curso Storynomics que acompanha o livro do Robert McKee.
Em 2022 começou a trazer todo esse conhecimento corporativo para o digital, para revolucionar a forma de produzir conteúdo para as redes sociais. Ao aplicar o método das Narrativas Remixadas, seu perfil saltou de 10k a 100k seguidores me menos de dois meses!
ACREDITA QUE FERNANDO PALACIOS JÁ...
...treinou mais de 200 C-Levels das 500 maiores empresas do Brasil a usar Storytelling para aumentar a aprovação de projetos para o board
...ensinou dezenas de médicos das mais diversas especialidades a tornar suas aulas técnicas mais envolventes
...foi chamado para um treinamento na Yamaha que fez tanto sucesso que voltou a ser chamado mais de vinte vezes para treinar toda a equipe e tornar Storytelling a forma padrão de apresentar na empresa
...personalizou tantas formas de comunicar e resolver problemas usando storytelling que possui mais de 100 tipos de treinamentos, incluindo os bestsellers: Storypitch, Storyselling e Storytelling para Não-Criativos
...transformou 1248 slides de power point numa peça de teatro
...fez com que 4 dias de um evento virassem uma história inesquecível a ser vivida pelos participantes
...teve a maior página de turismo do mundo ao aplicar o Storytelling aos posts do Facebook em 2011
...contou histórias em todos os formatos - livro, filme, seriado, HQ, teatro, game, standup - e também para todos os segmentos empresariais
Fernando Palacios é chamado de Pedro Álvares Cabral do Storytelling, já que assim como Cabral trombou com essas terras e trouxe os europeus pra cá, ele trombou com esse conceito e trouxe pra cá... mas também poderia se dizer que Palacios é o Professor Pardal do Storytelling, porque de dez anos pra cá inventou mil ferramentas pra acelerar esse processo de contar histórias capazes de atingir objetivos estratégicos enquanto entretêm.
VERSÃO "RESPOSTA DO BING"
VERSÃO STORYTELLING
Fernando Palacios é o único na América Latina a ser eleito ao prêmio World's Best Storyteller, em resultado de uma década se trabalho de conciliar teoria e prática, que realiza desde 2007 quando defendeu pela USP o primeiro estudo acadêmico sobre Storytelling. Desde então realizou projetos em todas as áreas possíveis do Storytelling: literatura, game, teatro, hq, arg, cinema, apresentações corporativas, envolvendo tanto memórias quanto ficções. Entusiasta e líder do tema na América Latina, é apaixonado em transformar outros em Storytellers e com isso já treinou mais de vinte mil executivos em dez países. Em 2016 publicou o livro mais completo sobre o tema em língua portuguesa, com 450 páginas, que veio a se tornar o best-seller da editora para autores nacionais.
VERSAO STORYTELLER
FERNANDO PALACIOS teve muita sorte de nascer. Seu bisavô russo foi um cossaco que escapou por um triz de um fuzilamento no campo de concentração gulag. Acredita que isso tenha influenciado a viver de criar universos imaginários. Sempre viveu cercado por narrativas, especialmente por ser neto do cineasta que escreveu a história da TV brasileira com o primeiro seriado nacional, o Vigilante Rodoviário. Não por acaso acredita que foi fácil escrever quatro peças de teatro, dois curtametragens, um livro, um game online e uma infinidade de contos e curtas. Filho de engenheiro com psicóloga, sempre gostou de um pouco de tudo misturado. Isso ajuda a explicar por que gostou tanto de realizar as três edições do festival Virada Cinegastronômica. Já passou uma temporada de dois meses pregando os olhos por não mais de 30 minutos por sono, talvez por isso não tem vergonha de assumir que um dos maiores prazeres da vida é dormir 12 horas em um só dia. Todos os anos recarrega a criatividade durante os três meses que passa viajando. Já conheceu 50 países e sabe que ainda não viu nada. Vai ver que é por isso que dezenas de milhares de pessoas passaram a seguir os relatos de suas aventuras. Até gosta de dirigir de madrugada, mas nunca teve um carro. Quando estava no auge da carreira em publicidade largou tudo para fundar uma startup. A primeira empresa dedicada a contar histórias para outras empresas. Mas como ele não acha que o termo 'empresa' faça justiça ao que ele faz, ele acaba chamando escritório, no sentido literal do termo, ou seja, o lugar onde pessoas se encontram para escrever.
VERSÃO FOFOCA Você sabia que Fernando Palacios é o rei do Storytelling no Brasil? Pois é, ele é o cara que sabe tudo sobre como contar histórias que envolvem e emocionam as pessoas. Ele começou lá na USP, onde fez o primeiro estudo acadêmico sobre Storytelling em 2007. Depois disso, ele não parou mais. Ele foi para a ESPM, onde deu o primeiro curso universitário sobre Storytelling e Transmídia. Ele também fundou a Storytellers, o primeiro escritório especializado em criar histórias para empresas e marcas. Ele até ganhou um prêmio internacional de melhor contador de histórias do mundo! Você acredita?
Mas não pense que ele só vive de teoria, não. Ele também é um escritor de mão cheia, que já fez de tudo um pouco. Ele já escreveu romances, games, quadrinhos, curta-metragens e espetáculos teatrais. Ele tem um livro chamado O guia completo do Storytelling, que ensina as técnicas e ferramentas para criar enredos memoráveis. Ele diz que ninguém deveria construir um enredo por acaso e que sempre busca o Storytelling com “S” maiúsculo. Será que ele é perfeccionista?
No meio disso tudo ele ainda consegue postar nas redes sociais e fazer perfis estrelados. Só no insta ele tem mais de 150 mil seguidores!!
Eu não sei você, mas eu fico impressionado com tanta coisa que ele faz. Será que ele tem tempo para mais alguma coisa? Será que ele tem uma vida pessoal? Será que ele tem algum segredo? Será que ele é humano? Eu fico curioso para saber mais sobre ele. E você?
TWEETBIO:
FERNANDO PALACIOS acredita que Storytelling é a melhor forma de se fazer entender sem correr o risco de entediar. Desejo de muitos e prática de poucos, por isso fundou a Storytellers e escreveu o Guia Completo do Storytelling.
NANOBIO:
FERNANDO PALACIOS é sócio-fundador da Storytellers, o primeiro escritório especializado em encontrar as melhores histórias do mundo dos executivos e suas marcas e contá-las da maneira mais marcante, atuando como professor de instituições como FIA, FGV e ESPM, onde já treinou mais de mil alunos em três continentes no que ele chama de Tecnologia de Storytelling, que detalhou no Guia Completo do Storytelling.
MICROBIO:
FERNANDO PALACIOS começou com essa história de contar histórias no Brasil ao defender na USP o primeiro estudo acadêmico sobre Storytelling e comunicação corporativa. Paralelamente atuou na prática com dezenas de cases que se tornaram referências para o setor e passaram a ser estudados em diversas universidades. Desde 2007 tem compartilhado tudo o que aprendeu em mais de duzentos cursos e palestras por todo o Brasil e outros dez países. Em 2013 foi premiado com o Widbook Top Authors. Em 2016 lançou o Guia Completo do Storytelling. Em 2017 foi reconhecido na Índia com o World’s Best Story Tellers Award durante o maior congresso mundial de Recursos Humanos.
MINIBIO:
Fernando Palacios é o pioneiro do Storytelling no Brasil. Desde 2010 treinou mais de trinta mil alunos em universidades, cursos in-company e em 10 países como Londres, Holanda, Portugal e Perú. Alia os estudos com a prática e já realizou dezenas de cases que se tornaram referências para o setor. Em 2013 foi premiado com o Widbook Top Authors. Em 2015 representa a ESPM nos temas de Storytelling e Transmídia para treinar centenas de CMOs e CIOs nos congressos IT Mídia e IT Forum. No primeiro semestre de 2016 habitou por meses a cidade de Ouro Preto para transformar suas histórias num grande romance para jovens adultos. Ne segundo, lançou o Guia Completo do Storytelling, o livro mais profundo e detalhado sobre o assunto em língua portuguesa. Em 2017 viajou para a Índia, onde foi reconhecido com o World’s Best Story Tellers Award durante o maior congresso mundial de Recursos Humanos.
BIO:
Neto do cineasta que criou o seriado Vigilante Rodoviário, cresceu ouvindo histórias e foi natural que se tornasse pioneiro do Storytelling no Brasil. Inovou com muitos "primeiros": em 2007 realizou o primeiro estudo acadêmico sobre Storytelling e publicidade na América Latina, em 2008 fundou o primeiro escritório de Storytelling do País, quando também implementou o primeiro portal de conteúdos de marca e em 2010 ministrou na ESPM-SP o primeiro curso universitário de Transmídia Storytelling.
Desde 2006 já instruiu mais de dez mil pessoas em dezenas de cursos e oficinas, inclusive fora do Brasil: Estados Unidos, Portugal, Peru, Inglaterra, Holanda, Singapura e Nigéria. Atualmente é professor de Storytelling na Escola Superior de Propaganda e Marketing e representa a instituição em grandes eventos como o IT Forum e o Forum Digital voltados a CEOs, CIOs e CMOs. Sempre busca inovar na forma de transmitir o conhecimento e já ministrou cursos em formato de espetáculo teatral e até mesmo em salas de cinema por todo o Brasil. Com isso, seus cursos atingem avaliações médias acima de 95% de aprovação.
No papel de Diretor-fundador da Storytellers Brand´n´Fiction, já desenvolveu dezenas de projetos de Storytelling que moldaram o setor. Entre eles, O Mistério das Cidades Perdidas (Game Interativo Online, 2 milhões de usuários e finalista do Festival de Cannes, para Mini-Schin); As Filhas de Dodô (Transmídia com 2 peças teatrais, 1 filme, 2 talkshow, contos de apoio, para J.Macêdo); Virada Cinegastronômica (experimental e experiencial, 3 edições, evento proprietário); Os Donos da Noite (livro, para Absolut); Coletânea de Contos Corporativos (livro, para M.Dias Branco); Minha Aventura no Escuro (projeto de Storytelling completo, para Animados Zôo); Uma Família Que Brilha (resgate das memórias da família Okubo, responsável por trazer a pérola ao Brasil); O Homem que Comprou a Lua (espetáculo teatral para os principais clientes da IBM). No primeiro semestre de 2016 escreveu as histórias da cidade de Ouro Preto num romance ficcional para estimular o turismo e liderou o processo de transformar a maior convenção de TI da América Latina em uma grande experiência imersiva e narrativa, aliando Storytelling e Gamificação.
Para experimentar inovações de conteúdos, desenvolve um projeto autoral onde narra a busca de um personagem pela Próxima Maravilha da Humanidade e já conta com mais de 90 mil seguidores no Facebook. Esse trabalho já rendeu o primeiro capítulo de um romance, que foi laureado com o Prêmio Top 5 Widbook Authors 2013. Seus conhecimentos acerca de Storytelling foram compilados no Guia Completo do Storytelling, o livro mais profundo e detalhado sobre o assunto em língua portuguesa.
OPÇÃO FORMAL
Pioneiro do Storytelling no Brasil, Fernando Palacios é neto de cineasta e cresceu ouvindo e contando histórias.
Em 2006 inovou ao fundar o o primeiro escritório brasileiro dedicado ao Storytelling, a Storytellers Brand'n'Fiction, após ter trabalhado com 50 das 500 empresas mais admiradas do Brasil e atuar na construção de dezenas de plataformas de marcas como Skol Beats, Nokia Trends e Camarote da Brahma.
Para estruturar a base de trabalho num terreno no inexplorado no Brasil, no ano de 2007 defendeu na USP o primeiro trabalho acadêmico sobre a relação entre marcas e Storytelling. Aproveitou o aprendizado e tempos depois ministrou o primeiro curso universitário de Transmídia Storytelling. Desde então tem sido autor de grandes cases do mercado nacional e atuado como professor, palestrante e consultor.
Moral da História: aprendeu com autores e depois importou para publicidade e marketing as técnicas de como fazer um bom conteúdo. Para retribuir os aprendizados, importou as técnicas da publicidade e do marketing para ajudar a financiar e promover os conteúdos de escritores, cineastas, dramaturgos, gamers e quadrinistas.
Branded Content
Sabe aquela história de "se sua vida desse um filme?", a de Fernando Palacios certamente seria um caso de Branded Content. Para experimentar inovações de conteúdos, transformou parte de sua rotina em um projeto autoral. Todos os anos passa três meses vivendo como um personagem do livro que está escrevendo. Essa jornada é narrada a busca de um personagem nas redes sociais, já foi a maior página de turismo brasileira e atualmente conta com mais 80 mil seguidores no Facebook. O primeiro capítulo do livro pode ser lido de graça na internet e o projeto foi laureado com o Prêmio Top 5 Widbook Authors 2013.
Aliada a essa experiência, o autor já produziu conteúdos nos mais diversos formatos: desde curtametragens cinematográficos, passando por eventos sensoriais e espetáculos teatrais e até narrativas modernas como um game interativo que contou com milhões de jogadores online.
Em todos esses projetos, o autor contou com apoio de grandes marcas brasileiras, que usufruíram de grandes retornos para seus investimentos. Desde 2010 Fernando Palacios compartilha o que aprendeu em cursos e palestras e já treinou mais de 10 mil pessoas dentro e fora do Brasil.
INTERNATIONAL
Fernando Palacios was the first to adventure into the fields of Storytelling in Latin America. Back in 2006, there were only a dozen publications about the theme around the World. Palacios did his research. After getting in contact with all the available data on Storytelling, he came up with a local approach to brands telling stories in order to inspire employees and consumers. Since then, he has become a Story Teller coach for over 100 high level executives.
Nowadays Fernando Palacios is the founding partner of Storytellers Strategic Entertainment, with a complete portfolio of business solutions. Also, Fernando is a keynote speaker presenting over one hundred lectures and courses in ten different countries.
In order to contribute to people’s development in Brazil, Fernando works as a volunteer coach. The job constitutes in helping start-up-companies to pitch their dreams and ideas to international investors.
Being himself an investor, Fernando Palacios is aware of which stories could be most appealing for a tough and demanding audience of investors.
Over the last decade, Storytellers Strategic Entertainment has shaped the Brazilian market by developing cases that have been studied in universities around the globe. Those cases include online and mobile games, theater plays, literary novels, comics, short movies, ARGs, transmedia projects and even the creation of entertainment franchises.
Fernando Palacios is also the co-author in ‘The Complete Guide to Storytelling’. The book is considered to have a reliable and versatile overview on the theme, specially because it is the most complete source about Storytelling ever written in Portuguese. The copies were sold out only few weeks after the release.
Palacio’s Storytelling skills are not exclusive to the corporative areas of business and brands. He is also an independent author. Fernando spends, every year, a quarter traveling around the world, collecting stories for his book: “The New wonder” - an ongoing work, which has already granted Fernando The Widbook ‘Top Author’ award. He was also awarded the World’s Best Story Teller Award in India.
Fernando Palacios has always been in love with stories. He loves listening to them, watching them, deconstructing them, understanding them, composing them, articulating them and teaching them. His main belief is “Just because something is serious, doesn’t mean it has to be boring.”
STORYSTORM
A Storytellers passou uma década inovando a forma de fazer comunicação. Já em 2008 transformou slides de uma apresentação em um espetáculo teatral. Depois disso foram dezenas de histórias em diversos formatos, do quadrinho ao video-game.
Muitos clientes surgiram depois de cursos e palestras. Depois de entender como uma boa história pode dar vida a uma marca e revolucionar um produto. Sempre superando os desafios propostos.
Agora a Storytellers está lançando um novo braço de atuação, o StoryStorm. Trata-se de um departamento especializado em reinventar a forma como workshops corporativos são pensados e executados.
Diante de assistirmos a tantas dinâmicas parecidas, resolvemos mergulhar em algo diferente. Algo que te leve a pensar coisas que estão fora do seu radar. Que testam habilidades que você nem sabia que tinha. Que você aprende mais na prática do que ouvindo. Que mais parece uma noite com novos melhores amigos, mas que é profundo em conteudo.
Foram anos desenvolvendo ferramentas e testando possibilidades. Agora temos uma tecnologia exclusiva, com a qual somos capazes de desenvolver workshops de alta performance que respondam a qualquer demanda.
Um case de sucesso é da IT Mídia, que usou o StoryStorm para redesenhar seu principal produto, um evento o que rendeu saltos de qualidade e resultados.
Com o volume de informações impossível de se absorver, precisamos otimizar cada segundo. Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de parar a equipe o dia inteiro se no final de um treinamento nada de aplicável foi produzido.
StoryStorm muda isso. Ao fim de cada módulo as pessoas aprenderam novas técnicas e já resolveram alguma tarefa importante da task list.
Quase tudo o que é produzido já sai pré-aprovado. É o fim do vai-e-volta. Mais ganho de tempo para o que realmente importa.
Mais do que contratar alguém pra resolver, as pessoas já se apropriam de metodologias. Agora elas mesmas podem atuar diretamente naquilo que realmente importa.
IMAGENS E FOTOS PARA O PERFIL DE FERNANDO PALACIOS
https://www.dropbox.com/sh/iwrubio5zsesq0r/AACWNMFmwkP_5LZCKEyO4wfea?dl=0
Entrevistas com Fernando Palacios
Ideia de Marketing: