UM POUCO MAIS DE BREAKING BAD: CURIOSIDADES

A série Breaking Bad chegou ao seu fim ao ritmo de muita euforia por parte de quem acompanhou, e de muita cautela de quem, como eu, vive fugindo dos spoilers porque ainda não chegou ao episódio dezesseis da quinta temporada. Aliås, a começar por aí a série jå mostra o que tem de mais especial na sua construção, ao ser pensada e filmada tão só para cinco temporadas.
Assim, continuando o post do Luis Gaspar na semana passada, sobre o que podemos aprender com Breaking Bad, eu ainda acrescentaria uma grande mĂĄxima das grandes histĂłrias que volta-e-meia aparece por aqui: boas histĂłrias sĂŁo criadas nos detalhes. Dentre os diversos detalhes em sites e blogs sobre “curiosidades de Breaking Bad”, alguns aqui merecem destaque e colaboram para que a sĂ©rie tenha, por assim dizer, os "99,1% de pureza".

No quesito “personagens”, a boa construção deles na sĂ©rie Ă© um mĂ©rito que tem sua explicação desde a seleção e a preparação de autores. Bryan Cranston, que faz o protagonista Walter White, foi treinado por um professor de quĂ­mica real para viver o seu papel. AlĂ©m disso e mais impressionante que isso Ă© o fato de que o filho de Walter na sĂ©rie, Walter Junior, Ă© interpretado por um ator que tambĂ©m tem paralisia cerebral, R.J. Mitte. A preparação de Aaron Paul, para viver Jesse Pinkman na sĂ©rie, tambĂ©m foi intensa e regada a muita bebida em bares – tudo, Ă© claro, para trabalhar o vĂ­cio com total verossimilhança.

Em se tratando de roteiro, a sĂ©rie de Vince Gilligan tambĂ©m Ă© um belo exemplo a ser seguido. O autor, que diz ter pensado na sĂ©rie depois que seu amigo, tambĂ©m roteirista, disse que se eles nĂŁo conseguissem vender um filme para Hollywood comprariam uma van e fabricariam metanfetamina no deserto, nĂŁo precisou ser tĂŁo drĂĄstico na vida real – mas soube adaptar perfeitamente para a ficção. Em seu roteiro nĂŁo hĂĄ espaços para improviso. Cada palavra Ă© parte do texto, inclusive cada gĂ­ria como os clĂĄssicos “Yo!” ou “Bitch” de Jesse na sĂ©rie.
Tudo isso, sem dĂșvidas, nĂŁo sai barato. Estima-se que cada episĂłdio da consagrada sĂ©rie custou cerca de trĂȘs milhĂ”es de dĂłlares – muito mais do que Walter White almejava conseguir no inĂ­cio da sĂ©rie quando descobre que tem cĂąncer e resolve deixar um dinheiro para que sua famĂ­lia possa viver.

ComentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio