A HISTÓRIA NA PALMA DA SUA MÃO


Pense rápido: qual é a relação entre a sua mão e contar histórias? Não vale dizer que é com ela que você escreve as histórias. Acredite, há algo muito maior do que isso.
Segundo Jonathan Gottschall em seu livro "The Storytelling Animal", a sua, a minha e a mão de qualquer ser humano é composta de cerca de 27 ossos, 27 juntas, 123 ligamentos 48 nervos e 34 músculos. Mais que isso, cada parte da sua ou da minha mão tem uma função específica determinada. As unhas servem para arranhar ou agarrar o que quer que seja (ou para serem ornamentadas com os esmaltes dos mais diferentes nomes), as digitais para garantir que cada ser seja único dentre todos.
Com histórias, não acontece diferente. Não é preciso um épico de 1102 versos decassílabos se a sua história não é contada como os Lusíadas, mas cada personagem, cada fato e artefato devem ser minuciosamente pensados na construção de uma boa história. As unhas de uma história é aquilo que faz com que o personagem agarre o seu objetivo e passe pelos mais escabrosos obstáculos para chegar até ele (e acredite, tão bem como os nomes dos esmaltes, o nome do personagem também ornamenta a história).

Tudo isso para que, como nossas mãos, a história tenha uma digital única e inconfundível. E isso se torna, permitam-me o trocadilho, ainda mais “positivo”, “jóia”, quando se trata de um acirrado mercado onde uma marca precisa fazer de tudo para ter sua digital, sua identidade, como um diferencial perante seus concorrentes.
Se hoje nós estamos aqui, eu postando e você lendo esse texto, é porque historicamente tiveram mãos para fazer e registrar histórias, e boas histórias para serem passadas de mão em mão durante os séculos.

Related

storytelling digital 3023961739270176004

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item