OS ARQUÉTIPOS MUDARAM

A princesa virou uma rebelde. A bruxa uma gostosa. Os animais falantes e objetos animados se tornaram aplicativos. Essas são algumas mudanças na realidade dos Contos de Fada modernos. A liberdade sexual e os avanços tecnológicos mudaram completamente os arquétipos que tínhamos na infância.

Muitos de nossos comportamentos e percepções atuais foram moldados quando éramos crianças por histórias. Se a Bela não tivesse ficado com a Fera, agiríamos diferente. Se o sapatinho de cristal não entrasse no pé da Cinderela, pensaríamos diferente. Porém, atualmente, os signos da nossa infância estão mudando cada vez mais. Não digo isso pensando nas crianças da atualidade ou em nossos pensamentos infantis como adultos. Digo que o príncipe e a princesa mudaram na nossa própria visão. E digo que os vilões e todo o resto dos personagens também mudaram.

A liberdade sexual nos trouxe uma nova realidade. Afinal, um príncipe seria um tanto quanto tedioso se fosse ruim de cama, não?! E o mesmo pode se dizer da princesa. Aquela visão do casal perfeito e apaixonado está sendo moldada em um casal repleto de falhas, mas que se encaixa, como peças de quebra cabeça. O príncipe pode ser um cafajeste tentando se comportar. A princesa pode ser uma prostituta tentando mudar de vida.


Por outro lado, o vilão não é mais necessariamente um malvadão. Ele pode ser um coxinha. Simples assim. Ou uma bruxa má que nada mais é do que uma ex-namorada. O vilão pura e simplesmente mal deixou de existir. O que existe hoje é alguém no meio do caminho de algum objetivo. Especialmente porque o certo e errado estão cada vez mais difíceis de serem definidos (vide eleições, dois candidatos de merda, mas ambos defendidos ferrenhamente por seus eleitores).

A liberdade sexual em si já seria uma grande coisa sozinha. Porém veio acompanhada de tecnologia.
Sério, Tinder e Snapchat... putaria no alcance do seu bolso, literalmente. Você está na academia e seu celular vibra com um fantasminha. Ao clicar na tela é a foto de uma garota de biquíni mostrando os resultados da academia. Ou surge um foguinho na tela e você recebeu a mensagem de uma gata que quer te conhecer. Nos livros e filmes da nossa infância, animais e objetos falantes viriam nos dar notícias sobre alguma princesa, ou algum plano malvado de alguma bruxa. Hoje em dia os aplicativos fazem esse trabalho. A magia se tornou real. Menos pura e inocente... porém extremamente real.

Fico imaginando as histórias que os irmãos Grimm, Hans Andersen e Perrault escreveriam atualmente. Aliás, nem preciso ir tão longe. Posso pensa também em Walt Disney e Will Eisner. Mas infelizmente eles não podem mais fazer isso... entretanto, nós podemos.
Cabe agora aos Storytellers da realidade levarem em conta esses dois grandes elementos que citei aqui para criarem suas histórias. Contos de Fadas  existem e estão por todos os lados. Basta observar e escrevê-los!


Related

#redes sociais 1646211617268208816

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item