FPS, o gĂȘnero mais cinematogrĂĄfico dos games



Jogos nĂŁo sĂŁo filmes. A sua proposição Ă© outra e a experiĂȘncia que tentam transmitir tambĂ©m.  Mesmo assim alguns ainda pretendem se aproximar da intensidade do drama existente no cinema.  O drama Ă© um outro possĂ­vel mundo real, na tela da TV vemos ele acontecer sem nos envolver, apenas sentindo a empatia pelos personagens.

Entre os gĂȘneros de games o que mai se aproxima disso, sem dĂșvida Ă© o FPS: Firts Person Shooter. É o que diz Lucien Soulban Lead Writer, Ubisoft Montreal (FC 3: Blood Dragon, Far Cry 3, Deus Ex: Human Revolution, Rainbow 6: Vegas, Dawn of War) em um dos livros da IGDA

Todos os jogos permitem controlar e manipular o ambiente em diferentes graus, mas quase nenhum outro gĂȘnero de jogos de vĂ­deo vocĂȘ cai mais perto da ação do que um FPS. FPS Ă© mais do que colocar o jogador dentro da cabeça do protagonista... Sua adrenalina Ă© adrenalina do personagem, seu coração dispara como o do personagem. E, Ă s vezes , atĂ© mesmo o inverso Ă© verdadeiro .


Isso porque na maioria dos casos vocĂȘ estĂĄ em meio a uma guerra, balas voando por todos os lados - vocĂȘ pode ouvi-las recocheteando ou raspando sua orelha.  ExplosĂ”es surgem e em meio a tudo vocĂȘ tem uma missĂŁo.  Escrever para um FPS necessita relevar todos os aspectos que envolvem o gĂȘnero, nele o meio Ă© a mensagem - como uma narrativa integrada. 

Lucien ainda afirma que "GĂȘneros tem certas regras a serem seguidas , e o sucesso da histĂłria nĂŁo Ă© somente o quĂŁo bem vocĂȘ entender essas regras, mas o quĂŁo bem vocĂȘ pode jogar com elas." 

Pra quem ainda nĂŁo tem ideia de tudo isso, basta assistir algum gameplay. Vou indicar um bem bacana. Apreciem!

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