FPS, o gĂȘnero mais cinematogrĂĄfico dos games
Jogos nĂŁo sĂŁo filmes. A sua proposição Ă© outra e a experiĂȘncia que tentam transmitir tambĂ©m. Mesmo assim alguns ainda pretendem se aproximar da intensidade do drama existente no cinema. O drama Ă© um outro possĂvel mundo real, na tela da TV vemos ele acontecer sem nos envolver, apenas sentindo a empatia pelos personagens.
Entre os gĂȘneros de games o que mai se aproxima disso, sem dĂșvida Ă© o FPS: Firts Person Shooter. Ă o que diz Lucien Soulban Lead Writer, Ubisoft Montreal (FC 3: Blood Dragon, Far Cry 3, Deus Ex: Human Revolution, Rainbow 6: Vegas, Dawn of War) em um dos livros da IGDA.
Todos os jogos permitem controlar e manipular o ambiente em diferentes graus, mas quase nenhum outro gĂȘnero de jogos de vĂdeo vocĂȘ cai mais perto da ação do que um FPS. FPS Ă© mais do que colocar o jogador dentro da cabeça do protagonista... Sua adrenalina Ă© adrenalina do personagem, seu coração dispara como o do personagem. E, Ă s vezes , atĂ© mesmo o inverso Ă© verdadeiro .
Isso porque na maioria dos casos vocĂȘ estĂĄ em meio a uma guerra, balas voando por todos os lados - vocĂȘ pode ouvi-las recocheteando ou raspando sua orelha. ExplosĂ”es surgem e em meio a tudo vocĂȘ tem uma missĂŁo. Escrever para um FPS necessita relevar todos os aspectos que envolvem o gĂȘnero, nele o meio Ă© a mensagem - como uma narrativa integrada.
Lucien ainda afirma que "GĂȘneros tem certas regras a serem seguidas , e o sucesso da histĂłria nĂŁo Ă© somente o quĂŁo bem vocĂȘ entender essas regras, mas o quĂŁo bem vocĂȘ pode jogar com elas."
Pra quem ainda nĂŁo tem ideia de tudo isso, basta assistir algum gameplay. Vou indicar um bem bacana. Apreciem!
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