A história do Dia dos Namorados



Na última quinta-feira, em São Paulo, fazia aquele friozinho bom para contrapor com ânimos mais quentes (no bom sentido). Comemorar o Dia dos Namorados parecia ser uma boa idéia. O problema é que, as vezes, para se chegar no paraíso é preciso atravessar todo o inferno.

O inferno, no caso, são as centenas de quilômetros de trânsito, os estacionamentos lotados nos shoppings, as intermináveis filas de espera nos restaurantes e todas essas coisas que os paulistanos que amam já estão acostumados a enfrentar todo 12 de junho.

Comemorar uma data quase sempre é questão de convencimento. As pessoas são convencidas de que naquela data aconteceu alguma coisa que deve ser comemorada, e aí faz-se uma convenção em torno do assunto.

Se um grupo de pessoas começa a acreditar que o verdadeiro Dia dos Namorados não é mais em 12 de junho, mas sim em 5 de novembro, então a convenção é quebrada. Com o tempo 12 de julho perde a credibilidade e a confusão é instaurada.

Há tempos percebo que algumas pessoas não acreditam mais em 12 de junho. "Dia dos Namorados? Isso é data inventada pra vender mais" dizem elas. E assim, em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conscientes e tentam cada vez mais serem responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e o próprio bolso, as datas comerciais, como o Dia dos Namorados, vai deixando de ser convenção.

Se eu fosse comerciante ficaria muito preocupado. Como estou em um ramo que presta serviços para o comércio, dentre outros setores, fico mais tranquilo. Um dia alguém virá até nós pedindo que resgatemos a história do Dia do Namorados antes que o comércio perca uma de suas principais datas.

Segundo a Wikipédia em português, 12 de junho, ninguém sabe direito como, teria sido escolhida pelo comércio paulista e depois se espalhou pelo país. Coincidência ou não é a véspera do Dia de Santo Antônio, um santo de tradição casamenteira. É isso.

Já 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, data onde o Dia dos Namorados é comemorado em praticamente todos os outros países, tem uma história muito mais interessante:

Durante o governo do imperador Caldeus II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Caldeu acreditava que os jovens, se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a
visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Em 2009, quando você vai comemorar seu namoro?

Related

são valentim 926977174035695147

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item