Mil e Uma Compras

.


J. J. Abrams, produtor de TV e cinema e criador de Lost, hĂĄ muito tempo Ă© uma das figuras mais admiradas pelos Storytellers. Em março de 2007 ele deu uma palestra no TED que jĂĄ rodou a blogosfera faz um tempo. Mas nĂŁo tem problema, se vocĂȘ jĂĄ viu vale a pena ver de novo. Se ainda nĂŁo teve a oportunidade, essa Ă© a sua chance. Simplesmente genial.

O ponto central da palestra é o mistério, que ele defende com unhas e dentes como uma técnica de envolvimento. Reter informação de maneira proposital pode parecer uma coisa meio revolucionåria nos dias de hoje, quando a ordem é ser óbvio, mas, na verdade, é uma coisa bastante antiga.

Sherazade, a personagem das Mil e Uma Noites, era uma contadora de histórias nata. Resumindo a história, ela queria acabar com o håbito de um rei que, para se vingar de uma dor de cotovelo, se casava com uma nova mulher toda noite, ordenando sua execução na manhã seguinte.

Sabendo do poder das histĂłrias e dos mistĂ©rios, Sherazade se casou propositalmente com o rei e, logo na primeira (e, atĂ© entĂŁo, Ășltima) noite lhe contou uma histĂłria. O truque estava em nĂŁo ir atĂ© o fim, de forma que o rei teve que lhe conceder mais um dia de vida, de tĂŁo curioso que ficou para saber o final. No dia seguinte veio o final da histĂłria e o começo de outro, e assim sucessivamente durante mil e uma noites.

Moral da histĂłria: quando vocĂȘ Ă© Ăłbvio com o pĂșblico para o qual estĂĄ transmitindo alguma mensagem, quantos dias de vida a mais ele te concede?


TED | Talks | J.J. Abrams: The mystery box (legendas em portugues) from Grupo de Planejamento on Vimeo.

ComentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio