Mil e Uma Compras

.


J. J. Abrams, produtor de TV e cinema e criador de Lost, há muito tempo é uma das figuras mais admiradas pelos Storytellers. Em março de 2007 ele deu uma palestra no TED que já rodou a blogosfera faz um tempo. Mas não tem problema, se você já viu vale a pena ver de novo. Se ainda não teve a oportunidade, essa é a sua chance. Simplesmente genial.

O ponto central da palestra é o mistério, que ele defende com unhas e dentes como uma técnica de envolvimento. Reter informação de maneira proposital pode parecer uma coisa meio revolucionária nos dias de hoje, quando a ordem é ser óbvio, mas, na verdade, é uma coisa bastante antiga.

Sherazade, a personagem das Mil e Uma Noites, era uma contadora de histórias nata. Resumindo a história, ela queria acabar com o hábito de um rei que, para se vingar de uma dor de cotovelo, se casava com uma nova mulher toda noite, ordenando sua execução na manhã seguinte.

Sabendo do poder das histórias e dos mistérios, Sherazade se casou propositalmente com o rei e, logo na primeira (e, até então, última) noite lhe contou uma história. O truque estava em não ir até o fim, de forma que o rei teve que lhe conceder mais um dia de vida, de tão curioso que ficou para saber o final. No dia seguinte veio o final da história e o começo de outro, e assim sucessivamente durante mil e uma noites.

Moral da história: quando você é óbvio com o público para o qual está transmitindo alguma mensagem, quantos dias de vida a mais ele te concede?


TED | Talks | J.J. Abrams: The mystery box (legendas em portugues) from Grupo de Planejamento on Vimeo.

Related

uma noite a mais 1541167237627879257

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item