Gotas de Sabedoria

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Um enólogo japonês e sua busca pelos 12 melhores vinhos do mundo. Uma história recheada de mistérios e análises que pode ser descrita como um "Código Da Vinci" em um bar de Tóquio. É assim que esse post da PSFK fala de Kami no Shizuku, ou As Gotas de Deus, um mangá que tem despertado uma sede voraz em seus leitores. Sede de vinho, é claro.

Não vou repetir todas as palavras do post, cuja leitura é recomendada, mas adianto duas coisas: a idéia central da história é muito interessante e os efeitos que cada edição provoca no mercado asiático de vinhos é assustador (no bom sentido, pois os comerciantes parecem estar bem felizes).

Sabemos que não é de hoje que a relação entre histórias e enologia tem reflexos importantes no mercado. Alguém aí se lembra do filme Sideways? Uma fabricante teve um aumento de vendas de 147% nas 12 semanas seguintes à sua estréia (é o que conta essa notícia).

Tanto o mangá quanto o filme são bons exemplos de histórias que poderiam ter sido bancadas por produtores e importadores de vinhos. E será que não foram? Ao invés da boa e velha campanha, com propaganda na TV e promotora fazendo sampling do produto, uma história que é escolhida pelas pessoas, e não empurrada pra elas.

As Gotas de Deus não estavam entre as páginas de uma revista e Sideways não foi transmitido no intervalo do seu programa preferido. Pelo contrário, o mangá é vendido em banca e o filme foi para o cinema e depois DVD. Pense nisso.

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