A VERDADEIRA ORIGEM DA PIZZA




Uma das maiores vantagens do storytelling é que histórias acabam se reproduzindo rapidamente, através de uma boa história bem contada somos capazes de criar campanhas com alto valor de marketing “boca-a-boca” afinal, todos gostamos de contar boas histórias mesmo que a fogueira tenha sido substituída por uma mesa de reunião ou de bar.

Me lembro que no ultimo curso de storytelling que tivemos no CIC – ESPM acabou rolando uma discussão um tanto acalorada sobre os limites éticos do Storytelling. Alguns alunos questionaram os professores sobre a responsabilidade do storyteller em cases como o da Dilleto, por exemplo, que criou uma história fictícia para a marca onde os sorvetes são feitos de uma fórmula especial de frutas naturais e um toque de neve. 

Qual é o limite entre ficção e mentira?

Esse ano, no Festival de Cannes, a Mr. Pizza, uma marca coreana de pizzas apresentou uma ação muito inteligente que pode entrar nessa discussão. Pensando na expansão da rede de pizzarias para os Estados Unidos eles perceberam um problema: Como é que uma marca Coreana irá se posicionar como especialista em pizza em um mercado onde já existe um certo conhecimento sobre o assunto?”. E foi assim que os Coreanos criaram uma teoria da conspiração sobre a origem da pizza.




  

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