AS HISTÓRIAS ESCONDIDAS DE SUA EMPRESA



E se existisse uma histĂłria esperando por vocĂȘ em cada lugar que vocĂȘ passasse? NĂŁo existe? VocĂȘ pode atĂ© nĂŁo perceber que ela estĂĄ ali ansiosa para ser contada, mas existe. As histĂłrias estĂŁo acontecendo aos milhĂ”es, o tempo inteiro, em todas as Ă©pocas e paĂ­ses. AtrĂĄs da porta, pelo buraco da fechadura ou a olhos vistos.

ObservĂĄ-las, em muitos casos, Ă© insuficiente para elas saĂ­rem do esconderijo. SerĂĄ necessĂĄrio partir para a ação. Organizar as ideias, planejar os capĂ­tulos, montar um roteiro e construir a narrativa – escrita, falada, encenada, em animação, formato de game, do jeito que for melhor. Ou, atĂ©, mandar um especialista fazer tudo isso por vocĂȘ. SĂł nĂŁo vale deixar uma boa histĂłria passar sem ser registrada.

Em seu poema “Procura da poesia”, o escritor Carlos Drummond de Andrade recomendou:

Penetra surdamente no reino das palavras 
LĂĄ estĂŁo os poemas que esperam ser escritos(...) 
Chega mais perto e contempla as palavras 
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta, 
pobre ou terrĂ­vel, que lhe deres:
Trouxeste a chave?

Um dos maiores erros do mercado, em geral, é acreditar que as histórias servem apenas aos poetas e sonhadores. Esse é um velho preconceito. As histórias e as técnicas de Storytelling são importantes, inclusive, para promover as empresas e valorizar as marcas, aumentando a interatividade com os clientes e os resultados corporativos. Hå diversos modos de isso ser feito.

As melhores histĂłrias sobre o seu negĂłcio sĂŁo capazes de estar prĂłximas ou muito alĂ©m dele. Podem ser explĂ­citas ou aparecer nas entrelinhas, vai saber... De preferĂȘncia com a ajuda de um Ăłtimo storyteller, cabe a vocĂȘ percebĂȘ-las o quanto antes e usĂĄ-las em benefĂ­cio da empresa. Trouxeste a chave?    

ComentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio