AS LIĂĂES DA TELENOVELA: EPISĂDIO 1

Gostemos ou nĂŁo, o formato de histĂłria que Ă© a cara do Brasil ainda Ă© a telenovela. Complexo de vira-lata Ă parte – temos muito o que aprender com as novelas brasileiras. Esse Ă© o primeiro de 4 episĂłdios sobre as telenovelas brasileiras.
Quando o assunto Ă© novela, inevitavelmente, o assunto sĂŁo as novelas globais. Entre os grandes autores de telenovelas da Globo, Manuel Carlos Ă© um dos maiores. “Maneco”, como Ă© conhecido, assinou 15 novelas na carreira – e anunciou que deve parar por aĂ. Entretanto, sua Ășltima novela, Em FamĂlia, nĂŁo termina com todo o prestĂgio que o autor merece.
1) DO PROTAGONISTA…
Conhecido por seus personagens fortes e suas “Helenas com H maiĂșsculo”, tĂŁo fortes como a de TrĂłia, a Ășltima novela de Manuel Carlos peca, justamente, em seus personagens.
A Helena vivida por JĂșlia Lemmertz Ă© uma protagonista sem personalidade, ressentida e apegada a seu amuleto – um colar de fĂȘnix. Se hĂĄ uma vertente de estudo de narrativas que afirma que protagonistas sĂŁo, em essĂȘncia, sem personalidade para que haja identificação com todo e qualquer tipo de espectador (Ă© o caso do Batman, por exemplo) – essa vertente nĂŁo se aplica Ă Helena de Em FamĂlia.
NĂŁo Ă© Ă toa que os Ășnicos lampejos de viralização que a personagem registrou foram nos episĂłdios em que ela “soltou a franga”.
2) AO ANTAGONISTA.
TambĂ©m conhecido como “vilĂŁo” para os Ăntimos, o papel do antagonista ficou vago na novela de Maneco. Se, na mesma vertente que afirma que protagonistas devem ser “fracos”, os vilĂ”es Ă© que sĂŁo interessantes e cheios de personalidade (que Ă© o caso do Coringa) – faltou um antagonista Ă altura de Felix – da novela anterior. Shirley atĂ© tenta ser a sua versĂŁo feminina, mas atĂ© nessa versĂŁo FĂ©lix divertia muito mais o pĂșblico. Laerte atĂ© poderia ser um vilĂŁo e tanto, e ajudar a dar mais vida a protagonista, mas Ă© previsĂvel.
Entre outras crĂticas sites e revistas Ă fora, como o conto-de-fadas gay criado pela reprovação do pĂșblico ao casal, ou a trilha-sonora fraca em relação a outras novelas de Manuel Carlos, a lição que Em FamĂlia deixa estĂĄ na construção de personagens. Personagens sĂŁo a soma de personalidade e ação. Sem bons personagens, nĂŁo hĂĄ histĂłria que se mantenha - quanto mais em horĂĄrio nobre.