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Storytelling nĂŁo tem relação apenas com criar e contar histĂłrias para os outros, mas tambĂ©m com a histĂłria que vocĂȘ se conta.
Um filme que ilustra isso muito bem é o 10.000 AC, que estava passando no cinema pelo menos até algumas semanas atrås. Jå adianto que o filme em si não é lå essas coisas, mas serve muito bem ao nosso propósito.
A histĂłria se passa no ano 10.000 antes de Cristo, quando uma tribo pouco evoluĂda em termos tecnolĂłgicos Ă© atacada por outra maior e bem mais poderosa.
NĂŁo entrarei em detalhes sobre o desenrolar do filme, mas o que importa Ă© a histĂłria que cada uma dessas tribos se contam.
Uma das tribos tĂȘm uma lenda de que alguĂ©m de fora virĂĄ para salvĂĄ-los. A outra acredita que alguĂ©m de fora virĂĄ para destruĂ-los. Quem Ă© quem?
Esperando que a salvação apareça de repente, quase que como um milagre, uma das tribos não se esforça muito para evoluir, criar novas tecnologias e se defender. Jå a outra, sempre se prevenindo de um ataque externo, se obriga a se desenvolver.
Volta e meia alguĂ©m diz que os Estados Unidos sempre precisam de um inimigo externo a ser combatido: o comunismo, o terrorismo, grandes catĂĄstrofes, invasĂ”es alienĂgenas e por aĂ vai... Sem julgamento de valor, nĂŁo Ă© por acaso que eles sĂŁo uma super-potĂȘncia.
Agora eu pergunto, qual Ă© a histĂłria que sua empresa se conta? A salvação para a sua marca cairĂĄ dos cĂ©us? Ou a concorrĂȘncia pode te dizimar de uma hora pra outra?
Storytelling nĂŁo tem relação apenas com criar e contar histĂłrias para os outros, mas tambĂ©m com a histĂłria que vocĂȘ se conta.
Um filme que ilustra isso muito bem é o 10.000 AC, que estava passando no cinema pelo menos até algumas semanas atrås. Jå adianto que o filme em si não é lå essas coisas, mas serve muito bem ao nosso propósito.
A histĂłria se passa no ano 10.000 antes de Cristo, quando uma tribo pouco evoluĂda em termos tecnolĂłgicos Ă© atacada por outra maior e bem mais poderosa.
NĂŁo entrarei em detalhes sobre o desenrolar do filme, mas o que importa Ă© a histĂłria que cada uma dessas tribos se contam.
Uma das tribos tĂȘm uma lenda de que alguĂ©m de fora virĂĄ para salvĂĄ-los. A outra acredita que alguĂ©m de fora virĂĄ para destruĂ-los. Quem Ă© quem?
Esperando que a salvação apareça de repente, quase que como um milagre, uma das tribos não se esforça muito para evoluir, criar novas tecnologias e se defender. Jå a outra, sempre se prevenindo de um ataque externo, se obriga a se desenvolver.
Volta e meia alguĂ©m diz que os Estados Unidos sempre precisam de um inimigo externo a ser combatido: o comunismo, o terrorismo, grandes catĂĄstrofes, invasĂ”es alienĂgenas e por aĂ vai... Sem julgamento de valor, nĂŁo Ă© por acaso que eles sĂŁo uma super-potĂȘncia.
Agora eu pergunto, qual Ă© a histĂłria que sua empresa se conta? A salvação para a sua marca cairĂĄ dos cĂ©us? Ou a concorrĂȘncia pode te dizimar de uma hora pra outra?

Comentarios
Pois Ă©, caro Scarto, e aĂ quando esse povo passa a acreditar que estĂĄ tĂŁo forte e poderoso a ponto de nĂŁo ter inimigos Ă altura, vem a sua queda. Porque aĂ entram em cena a negligĂȘncia e a displicĂȘncia. No final das contas, a histĂłria que vocĂȘ se conta, de certa forma, molda a forma como vocĂȘ toma decisĂ”es e, consequentemente, seu comportamento.
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