GUERRA DOS TRONOS E MARKETING POLĂTICO
Uma das maiores vantagens de usar storytelling na publicidade Ă© que vocĂȘ dĂĄ a oportunidade do consumidor virar fĂŁ e depois, Ă© sĂł uma questĂŁo de tempo atĂ© o fĂŁ virar evangelizador. Para quem estĂĄ conectado o conceito de fan fiction nĂŁo Ă© novo, mas eu vou explicar:
Fan Fiction Ă© um termo em inglĂȘs que dĂĄ nome ao ato de criar arte com base em universos ficcionais famosos. Como exemplo disso podemos citar, entre muitos outros, a sĂ©rie animada The Clone Wars que conta novas histĂłrias no universo do conhecidĂssimo Star Wars. Outro exemplo recente e famoso de fan fiction Ă© o livro 50 tons de cinza que originalmente surgiu em um fĂłrum norte americano como fan fiction de crepĂșsculo.
O poder de engajamento de uma histĂłria leva a inspiração e a inspiração leva a novas histĂłrias. NĂŁo Ă© uma lĂłgica difĂcil. Mas o que Ă© que marketing polĂtico tem com tudo isso?
Nos estados unidos, durante o perĂodo eleitoral, Ă© comum encontrar os "attack ads", ou seja, uma propaganda eleitoral que ao invĂ©s de dizer os motivos pelos quais devemos votar no Sr. Y ou X, ressalta de maneira sensacionalista, por assim dizer, os motivos pelos quais NĂO devemos votar no Sr. Z ou V.
Durante a Ășltima eleição norte americana a revista Mother Jones, especializada em conteĂșdo polĂtico decidiu misturar fan fiction e attack ads como formo de protesto, ou nĂŁo, aos ataques pĂșblicos entre os candidatos. Para isso eles criaram uma sĂ©rie de vĂdeos baseados no universo, de R. R. Martin, "A Guerra dos Tronos" e o resultado foi esse ai, olha sĂł:
Para ver os outros vĂdeos da sĂ©rie de Attack Ads criada pela Mother Jones entrem no site http://www.motherjones.com/politics/2012/06/game-of-thrones-attack-ads.
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