STORYTELLING NO GOOGLE TRENDS

https://www.storytellers.com.br/2013/06/storytelling-no-google-trends.html
Mais
ou menos consonante à época em que o ser humano passou a dominar o fogo, não
por acaso, ele passou também a dominar e contar histórias. A evolução nas
formas de se contar uma boa história foram, gradativamente, só aumentando essa
grande fogueira. Entretanto, desde que o Google tabula os registros de busca em
sua página, a procura pelo termo “storytelling” fomenta o quanto o tema vem
esquentando e gerando interesse por nós, homo
fictus da era da internet.
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Enquanto,
numa rápida busca que você mesmo pode fazer no Google Trends, o termo registra
altos índices de busca no mundo todo, a relevância de sua busca no Brasil só
apresentou valores mais significativos em meados de 2008. Na prática, isso resulta,
em vez ou outra, um “quase storytelling” em uma campanha de uma grande agência
de publicidade aqui, ou em um uso pouco criterioso do termo ali. Enquanto na
teoria, posso dizer por experiência própria, ainda temos poucos (ainda que
bons) professores conscientes sobre o tema até nas melhores universidades do
país.
Os
dados expostos aqui não pretendem chegar a um caráter conclusivo, mas servem
como um rico panorama de qual altura nos encontramos (ao menos no Google) nessa
história, ou nessas histórias. Mais que isso, e em época de premiação em
Cannes, tem importância reflexiva principalmente a nós comunicadores. Se por um
lado o Brasil só começou a falar em peso sobre storytelling há 5 anos, por
outro, fará 2 anos que o Festival de Cannes tem uma categoria especial dedicada
a “branded content”.