Lembre-se de que a sua marca vai morrer


“Memento mori” é uma expressão em latim que se traduz em português para algo como “lembre-se de que você vai morrer”. “Memento mori” é, também, o nome de um livro da escritora escocesa Muriel Spark que, indicado por um amigo, estive lendo por esses tempos. O livro é fascinante e conta a história de um grupo de senhores e senhoras octagenários atormentados por misteriosos telefonemas de um homem, que na ligação, apenas relembra “não se esqueça de que você vai morrer”, e desliga.

Em meio a guerras de robôs nos cinemas, épicos da terra média nas séries e perseguições e explosões na televisão, o que há de tão ou mais incrível em uma história sobre idosos ingleses?

Esse, entretanto, é um erro comum quando pensamos histórias e, por consequência, em Storytelling. É claro, histórias são sempre sobre transformações de seus personagens. Toda boa história tem grandes conflitos e quanto mais os conflitos nos saltam aos olhos, melhor. Mas a maior máxima do Storytelling é uma: histórias são sobre verdades humanas.

Explosões, ação, fantasia, impressionam, mas se não há uma grande questão humana por trás, não haverá uma boa história. Essa foi a conclusão que cheguei sobre “Memento mori”, que traz a sua grande questão logo na capa, em seu título: a morte. Por mais monótonos que possam ser personagens na terceira idade, suas histórias são recorrentes em livros e filmes porque além de todas as histórias e a experiência de uma vida, carregam a proximidade da única certeza humana, o fim.

E o que isso nos ensina quando falamos em Storytelling no mundo das marcas? Assim como a história de idosos pode competir com a história de robôs, reis e monstros, qualquer marca em qualquer setor pode ter uma grande história para contar. Basta encontrar a verdade humana que aproxima a marca de seu consumidor.

Sem uma grande verdade humana por trás, não há Apple, Google ou Coca-Cola que sobreviva. Está na hora de encontrar a verdade humana por trás da sua marca, ou o telefone pode tocar a qualquer hora com uma ingrata lembrança para o seu produto.

Related

OS CONCEITOS DE STORYTELLING 3625415137099477226

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item