O buzz da Coca-Cola na mão do vilão de Império
O mercado internacional reconhece o impacto e a efetividade dos trabalhos de product placement. Fosse diferente, a maioria das superproduçÔes nĂŁo teriam a introdução das marcas durante as cenas. Para alguns especialistas, o Brasil parece ainda engatinhar no tema, apesar de jĂĄ ter algumas iniciativas interessantes. Uma delas, criada pela J.Walter Thompson, chamou a atenção de parte do pĂșblico do Twitter.
No penĂșltimo capĂtulo da novela ImpĂ©rio, exibida pela Rede Globo, o vilĂŁo JosĂ© Pedro (Caio Blat) bebeu uma Coca-Cola momentos antes de sequestrar a prĂłpria irmĂŁ (Leandra Leal). "Estou ansioso. Fiquei atĂ© com a boca seca. Adeus, bastarda", disse o personagem, ao lado de MaurĂlio (Carmo Dalla Vechia). Na sequĂȘncia, durante o sequestro, MaurĂlio segura a lata vazia na mĂŁo e questiona o que fazer com o objeto, que agora tem impressĂ”es digitais.
Ao tentar jogar a embalagem no lixo, entretanto, o personagem erra o alvo, e o item cai na rua. A Ășltima cena parece deixar evidente a importĂąncia que a lata da Coca deve ganhar no desfecho do Ășltimo capĂtulo da trama. Entretanto, parte do pĂșblico do Twitter nĂŁo entendeu a ação como um encaixe bem contextualizado. Uma enxurrada de crĂticas sobre a introdução do produto nas cenas ganhou a rede social. A maior delas: a associação do vilĂŁo com o produto.
Para Fernando Palacios e Fundador da Storytellers Brand´n´Fiction, a questĂŁo Ă© tambĂ©m a prĂłpria cultura do brasileiro com relação Ă polarização entre mocinhos e vilĂ”es. "A estratĂ©gia foi ousada. Enquanto os Estados Unidos investem cada vez mais em seus vilĂ”es, o Brasil ainda tem esse apego dicotĂŽmico ao herĂłi bonzinho e ao vilĂŁo malvado", acredita.
Para Palacios, talvez o fator mais grave esteja em outro ponto. "Colocar uma Coca-Cola na mĂŁo do vilĂŁo no penĂșltimo episĂłdio certamente daria o que falar. Talvez o escorregĂŁo esteja no fato de que a Coca-Cola se posicione como a marca ‘Embaixadora da Alegria’ e essa associação com a vilania acaba ficando estranha", explica.
Ainda assim, Palacios lembrou que a mesma Coca-Cola jĂĄ se arriscou em cenas de placement com o contexto parecido. "No seriado Breaking Bad, a Coca-Cola tambĂ©m apareceu em contextos de vilania, tanto quando o protagonista Walter White compra o lava-rĂĄpido para lavar seu dinheiro, como na cena icĂŽnica do episĂłdio ‘Say my name’ em que ele diz que sua droga Ă© a melhor e que se ele morrer seria como acabar a Coca-Cola do mundo", finalizou.
Post publicado originalmente no portal Adnews.
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