AS HISTÓRIAS POR TRÁS, OLD SPORT



E aí o camarada acha que só de contar uma história já está tudo resolvido. Ledo engano, old sport. As pessoas precisam saber que a história existe... e mais, precisam querer se aventurar por esse novo mundo, conhecer esses novos personagens e, claro, isso tudo exige o mais escasso dos recursos, a atenção.

O que fazer para chamar a atenção para a sua história? Simples: uma segunda história, old sport.

Existem milhares de exemplos de como a história por trás da história era tão boa e fascinante quando a história em si... desde Alice no País das Maravilhas, passando por Bruxas de Blair, Harry Potter, Lost... mas para efeito desse post, escolhi um exemplo mais recente e muito inteligente: o jogo do Great Gatsby.

A versão original da história, um livro de romance, é considerado como uma das obras-primas da literatura estadunidense. O que causou uma certa comoção nos fãs de Fitzgerald foi a aparente descoberta de um cartucho antigo em uma garagem com a adaptação da narrativa para a versão NES.

Conforme relata o site http://greatgatsbygame.com/about.html, o cartucho veio também com capa e manual de instruções. Como assim eu nunca tinha ouvido falar desse jogo antes, old sport?

Rapidamente a notícia se espalhou e a blogosfera ficou toda animada. Não só o game foi descoberto, como emulado para ser jogado online. Milhões de pessoas de todo o mundo foram lá só para testar.

Acontece que essa história não passa de um boato. A verdade é que a Nintendo nunca fez uma adaptação da obra de Fitzgerald. Um grupo de 10 amigos sem ter muito mais o que fazer, foi lá e fez o game... mas para fazer o esforço valer a pena e mais gente jogar, fizeram também a o manual e a história toda por trás. E assim, depois de todo o sucesso, confessaram o boato.

Aí entram as questões da moral e da ética e do bom-senso... e, no meu julgamento, eu achei o boato ótimo, pois se não fosse por ele, o game jamais teria entrado no meu radar. Mesmo não sendo um original da Nintendo, aposto que essa versão ficou mais fiel ao romance do que o filme que está por vir. De um jeito ou de outro, se você ainda não leu o original, vá lá agora, old sport!

Related

OS CONCEITOS DE STORYTELLING 2616410116289540056

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item