CONTANDO HISTÓRIAS PARA PROMOVER MARCAS




Recentemente fui entrevistado pelo Tiago Bosco da Revista Wide sobre como o storytelling pode ajudar a promover marcas. Abaixo segue um trecho da entrevista:


WIDE Você criou o Storytellers, um pioneiro escritório de Innovative Storytelling. Em que consiste este projeto? E quais tipos de clientes vocês atendem?
FERNANDO PALACIOS Innovative Storytelling é uma tecnologia de comunicação e marketing que nasceu no Brasil, já foi exportada para outros países e que, basicamente, parte da premissa de que não basta apenas contar uma historinha. Essa metodologia divide storytelling em duas etapas: Story e Telling. Cada qual funciona como uma engrenagem composta por dezenas de técnicas. Por exemplo, temos 25 etapas para criar um personagem. Só assim ele vai deixar de ser uma mera mascote e vai passar a ser um verdadeiro branded hero, capaz de protagonizar narrativas marcantes.
"A grande euforia das empresas com relação ao storytelling está na busca por metodologias que sejam aplicáveis para marcas e replicáveis em níveis industriais"

Atendemos quatro perfis de clientes. Nas consultorias de branding vamos entender o posicionamento proposto e assim concretizar a personificação da marca. Para isso, desenvolvemos a partir da persona de marketing a construção de um herói para a marca. Em um desses casos, transformamos 1.248 slides de pesquisa de marca em uma peça de teatro de uma hora. Assim foi possível fazer com que mais de 200 executivos da alta gestão fossem capazes de entender cada detalhe e cada nuance dos posicionamentos.

Clientes podem ser agências de publicidade, para as quais fornecemos um rico material com dezenas de possibilidades de histórias que podem virar anúncios. Clientes podem ser assessorias de imprensa, para as quais vamos buscar no histórico da marca os fatos mais noticiáveis e, a partir dele, desenhamos as estratégias transmidiáticas para narrar essa história por meio de múltiplas plataformas. Finalmente, os clientes podem ser as próprias empresas, para as quais vamos desenvolver um projeto contínuo de captação e composição de Story, além do design de novos Tellings. Essa estratégia tem sido fantástica para alinhar todos os esforços dos fornecedores ao redor da marca.

No fim das contas, nosso intuito é fazer com que as histórias de empresas e suas marcas sejam tão bem contadas quanto às narrativas da indústria cultural. Aliás, o objetivo é que as histórias comerciais passem a ser um produto de entretenimento com valor cultural. Assim, todo o mundo ganha - agências ganham prêmios, consumidores ganham bons conteúdos e empresas ganham pessoas mais atentas às suas ofertas.

WIDE Como você define o conceito de Storytelling?

WIDE E de que maneiras as marcas podem se beneficiar por meio do storytelling?

WIDE Em sua opinião, por que storytelling se tornou uma tendência no mundo corporativo e como e empresas e agências podem se beneficiar disso?

WIDE Poderia citar um exemplo mundial e outro local de storytelling?

Entre na página e confira todas as respostas. ;)


Related

storytelling no marketing 8972539339229207054

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

Lançamento

item