CONTANDO HISTÓRIAS PARA PROMOVER MARCAS




Recentemente fui entrevistado pelo Tiago Bosco da Revista Wide sobre como o storytelling pode ajudar a promover marcas. Abaixo segue um trecho da entrevista:


WIDE VocĂȘ criou o Storytellers, um pioneiro escritĂłrio de Innovative Storytelling. Em que consiste este projeto? E quais tipos de clientes vocĂȘs atendem?
FERNANDO PALACIOS Innovative Storytelling é uma tecnologia de comunicação e marketing que nasceu no Brasil, jå foi exportada para outros países e que, basicamente, parte da premissa de que não basta apenas contar uma historinha. Essa metodologia divide storytelling em duas etapas: Story e Telling. Cada qual funciona como uma engrenagem composta por dezenas de técnicas. Por exemplo, temos 25 etapas para criar um personagem. Só assim ele vai deixar de ser uma mera mascote e vai passar a ser um verdadeiro branded hero, capaz de protagonizar narrativas marcantes.
"A grande euforia das empresas com relação ao storytelling estå na busca por metodologias que sejam aplicåveis para marcas e replicåveis em níveis industriais"

Atendemos quatro perfis de clientes. Nas consultorias de branding vamos entender o posicionamento proposto e assim concretizar a personificação da marca. Para isso, desenvolvemos a partir da persona de marketing a construção de um herói para a marca. Em um desses casos, transformamos 1.248 slides de pesquisa de marca em uma peça de teatro de uma hora. Assim foi possível fazer com que mais de 200 executivos da alta gestão fossem capazes de entender cada detalhe e cada nuance dos posicionamentos.

Clientes podem ser agĂȘncias de publicidade, para as quais fornecemos um rico material com dezenas de possibilidades de histĂłrias que podem virar anĂșncios. Clientes podem ser assessorias de imprensa, para as quais vamos buscar no histĂłrico da marca os fatos mais noticiĂĄveis e, a partir dele, desenhamos as estratĂ©gias transmidiĂĄticas para narrar essa histĂłria por meio de mĂșltiplas plataformas. Finalmente, os clientes podem ser as prĂłprias empresas, para as quais vamos desenvolver um projeto contĂ­nuo de captação e composição de Story, alĂ©m do design de novos Tellings. Essa estratĂ©gia tem sido fantĂĄstica para alinhar todos os esforços dos fornecedores ao redor da marca.

No fim das contas, nosso intuito Ă© fazer com que as histĂłrias de empresas e suas marcas sejam tĂŁo bem contadas quanto Ă s narrativas da indĂșstria cultural. AliĂĄs, o objetivo Ă© que as histĂłrias comerciais passem a ser um produto de entretenimento com valor cultural. Assim, todo o mundo ganha - agĂȘncias ganham prĂȘmios, consumidores ganham bons conteĂșdos e empresas ganham pessoas mais atentas Ă s suas ofertas.

WIDE Como vocĂȘ define o conceito de Storytelling?

WIDE E de que maneiras as marcas podem se beneficiar por meio do storytelling?

WIDE Em sua opiniĂŁo, por que storytelling se tornou uma tendĂȘncia no mundo corporativo e como e empresas e agĂȘncias podem se beneficiar disso?

WIDE Poderia citar um exemplo mundial e outro local de storytelling?

Entre na pĂĄgina e confira todas as respostas. ;)


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