QUANDO CANTAR PARABÉNS?


Hoje não é um dia qualquer, é dia em que na rua todo o mundo se deseja boas festas. Dia 24 de dezembro é a véspera de um dos aniversários mais importantes da História. Falando em aniversário, todo o mundo conhece a cena. Todos ao redor da mesa, que ao centro tem um bolo e alguém acende as velas. As luzes abandonam o ambiente para dar lugar às palmas e ao canto em coro. Ao final o aniversariante apaga o fogo com um sopro. O ritual é idêntico em boa parte do planeta. Mas será que o aniversariante não está sendo enganado?

No dia 30 de maio completei 33 anos. Alguns dizem que é "a idade de Cristo". Acontece que no Vietnã me ensinaram que fui enganado. Não sobre a idade de Cristo, mas sobre os 33 anos. Ao conversar com os moradores da Bahia de Halong, eles garantiram que os ocidentais todos são ludibriados sobre suas idades. Fiquei curioso e perguntei mais a respeito.

A Bahia de Halong é composta por milhares de ilhas e assim que se descobrem grávidas, as mães são abandonadas em uma delas com suprimentos. Assim como cantamos parabéns, para eles isso faz parte de um importante ritual. A mãe e seu filho que ainda não nasceu precisam sobreviver por meses para provar que são fortes e merecedores da experiência da vida. Por isso, a data do aniversário não está ligada ao momento em que o bebê saiu da barriga e, sim, quando foi concebido. Nove meses antes. Se pensar assim, meu aniversário deveria ser 30 de setembro. Passei 33 anos comemorando errado.

A mesma coisa vale para empresas. Quando será que devemos celebrar a fundação da Storytellers? Quando surgiu a ideia? Quando deixou de ser ideia e foi registrada em cartório? Quando surgiu o primeiro cliente? Pois é, a história de origem é sempre complicada.

No caso da Storytellers poderia ter sido na origem do primeiro insight, que aconteceu em 2005 ou na formatação da ideia de forma mais estruturada, que se deu através de uma apresentação de Power Point para amigos e parceiros. Isso foi em meados de 2006 e o arquivo em si se perdeu, então a data não pode ser especificada. Olha aí a importância dos registros históricos.


Ao buscar as primeiras datas, encontramos o registro do domínio do site. Nesse caso, hoje, dia 24 de dezembro, essa alfaiataria de histórias completa oito anos de jornada. Até por isso estou escrevendo esse post hoje.


Mas o fato é que nem sempre alguma coisa nasce no momento em que é registrado. Sobretudo uma empresa.  Os especialistas insistem que "a ideia não vale nada, o que vale é a execução".  Então na prática a empresa só teria vida a partir do momento em que passou a realizar os primeiros projetos. A primeira apresentação da Storytellers para empresas foi feita no dia 21 de março de 2007. Nesse caso, teria agora 7 anos e 3/4 de vida.


A primeira proposta oficial para um cliente foi feito em parceria com a agência Lew Lara no primeiro dia do mês de junho de 2007. Nesse caso, 7 anos e meio de vida.


Esse projeto foi muito elogiado: transformar slides de PPT de uma convenção em um espetáculo teatral, mas não havia tempo hábil para realizar. O primeiro projeto que de fato foi aprovado e realizado foram as Aventuras no Livro de Mini-Schin, em parceria com a agência Id/TBWA. Esse aconteceu no dia 4 de setembro de 2007 e a Storytellers estaria com 7 anos e 1/4 de vida. O resultado desse primeiro projeto pode ser visto aqui.


Também podemos considerar quando a metodologia exclusiva e proprietária foi foi constituída, o que aconteceu junto com o primeiro trabalho acadêmico de Storytelling no Brasil, defendido junto à Universidade de São Paulo, no dia 21 de novembro de 2011. Nesse caso, sete anos e um mês.


Tudo isso para dizer que é difícil escolher quando cantar os parabéns. Aliás, o dia de hoje é uma prova disso. Em nenhum lugar da bíblia está escrito que Jesus nasceu dia 25 de dezembro. Não havia registros na época. Mesmo que tivesse, a data estaria errada, já que o calendário gregoriano foi atualizado de lá para cá. Acredita-se que a data de 25 de dezembro foi escolhida para coincidir com a celebração do solstício de inverno dos romanos, facilitando a assimilação do cristianismo para os antigos pagãos. Ou seja, mais importante do que saber o dia exato para bater palmas é ter o ímpeto de comemorar!

Mesmo que a data não seja essa, não custa nada desejar: Parabéns e Boas Festas!


Related

OS CONCEITOS DE STORYTELLING 7838068223001549550

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item