Como evitar escrever histórias muito quadradas


The Writer Prisoner by Marvin1988


Sabem, basicamente existem dois tipos de escritores: os Pantsers, dotados de sensibilidade sobre seu enredo e os Ploters, arquitetos da narrativa.

Frequentemente conversamos sobre o lado obscuro de um pantser, naturalmente acessado por escritores iniciantes. É aquele lado em que se perde o controle da narrativa e até a alma de alguns personagens.  Dificilmente uma narrativa empresarial vai ser trabalhada neste modo, pois as marcas necessitam de mais precisão para conversar com seu público.

Todavia os arquitetos de narrativas (Ploters) também podem cometer o erro de se guiar cegamente pelo teu caminho e fazer com que sua estrutura de texto pareça mais com um presídio cheio de paredes e limites que você mesmo vai ter trafegar com dificuldades.


O personagem não consegue fugir do óbvio


Alguns escritores podem dizer que a melhor forma de surpreender um leitor é começar escrevendo o desfecho da história.  Isso é assunto pra outro post, mas se fizer isso e seu personagem estiver preso na estrutura, mesmo que tente ocultar, pode parecer óbvio demais para o leitor.

É como se as opções de ações estivessem se esgotando e seu leitor estivesse dizendo "se ele fizer qualquer coisa diferente disso, a história acabou para mim"



O autor não se emociona, porque estava tudo mecanicamente planejado


Hemingway dizia que o texto estava pronto quando o autor estava esvaziado emocionalmente.  Porém quando o processo é todo mecanizado, construído de forma milimétrica... o autor pode passar por ele sem esboçar nenhuma reação de medo, amor, fúria e qualquer outra emoção.  Ok, se você não for o primeiro a se emocionar com seu texto, dificilmente outras pessoas farão por ti. 


O segredo para evitar estes erros é a prática.  Escrever de forma frequente e se empenhar em aprender sobre a prática da escrita e sobre o gênero que se propôs a escrever. Estas duas coisas devem se tornar constantes em sua vida e naturalmente você passará pelas armadilhas construídas pela sua arquitetura de texto, e poderá dizer algo como "isso não funciona mais, vou destruir essa parede e construir um novo caminho a partir daqui."





Related

AS TÉCNICAS DE STORYTELLING 2525248855781850244

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item