O segredo de narrativas para MMO

Fantasy Roleplay City Map by Adhras


Um dos gêneros de games online que mais fazem sucesso nos dias de hoje é o MMORPGs, como World of Warcraft, Ragnarok e Aika.  Um Massively multiplayer online role-playing game ou MMORPG é, basicamente, um jogo de interpretação de pesronagens virtuais em um ambiente de videogame ou computador conectado a uma rede (como a internet) permitindo assim, que várias outras pessoas participem do mesmo cenário.

O elemento comum a esse gênero é um mundo persistente, ou seja, mesmo que o player não esteja logado, a história continua. Isso cria certas particularidades como alguns graus de storytelling emergente com diálogos direcionados separadamente.  Steve Danuser, Game Designer da Sony, que trabalhou em games como Everquest II nos dá uma ideia do formato de narrativa para estes jogos.

[...]suas histórias são contadas em um formato semelhante aos seriados de filmes antigos da década de 1930. O herói é colocado em perigo por um bandido cruel, o vilão é vencido em uma batalha angustiante, na próxima semana surge outro inimigo ainda mais cruel para repetir o processo.


Os mais atentos leitores dos nossos artigos podem perceber que o segredo desse tipo de escrita é a fórmula clássica do romance, o Quest Romance.  Ele tem um caráter episódico, sempre termina com a sensação de que existe mais a se explorar. Esse algo mais pode, muito bem, ser uma DLC de nova região, raça, mapa, classe... ou tudo isso junto em uma expansão.  Porém, saiba que os players não aceitam qualquer coisa, o arco tem que ser muito bem trabalhado.

Depois de escrever tudo isso vai se deparar com o maior desafio em um MMO: A falta de protagonista. Isso quebra toda a tradição do storytelling clássico. Parece uma missão impossível, só que não é.  Vamos deixar isso pra outro post ;)



Related

storytelling digital 2369974575826978355

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item