O CapĂ­tulo Zero de Totalmente Demais foi uma transmĂ­dia quebrada



Desde a Ășltima  terça-feira (03),  jĂĄ estava disponĂ­vel no site da Rede Globo o capĂ­tulo Zero de Totalmente Demais, novela das 7 que substitui "I Love ParaisĂłpolis" .  Parecia uma grande inovação, quer dizer pelo menos aqui no Brasil lançar um prĂłlogo em outro meio - o que seria genial de se ver.

Mas por algum motivo, o que a Globo chamou de capĂ­tulo Zero nĂŁo era sequer um capĂ­tulo, era uma propaganda.  Vou reproduzir abaixo o trecho do jornalista e crĂ­tico MaurĂ­cio Stycer:

O tal “capitulo zero” durou seis minutos e exibiu trĂȘs sequĂȘncias, apresentando os quatro personagens principais da novela – Arthur (Fabio Assunção), Carolina (Juliana Paes), Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Jonatas (Felipe Simas).

As cenas nĂŁo serĂŁo exibidas na novela, que estreia na prĂłxima segunda-feira (09). Por este motivo, a emissora classificou de “capĂ­tulo zero” e nĂŁo de “chamada” o clipe de seis minutos. Mas, na prĂĄtica, a suposta inovação foi apenas uma colagem de cenas — nĂŁo se trata de novela, mas de publicidade mesmo.

O que os produtores, cineastas e novelistas brasileiros precisam saber sobre transmĂ­dia Ă© que sem conteĂșdo ela se quebra. E depois o esforço para engajar o mesmo internauta se torna imenso, nĂŁo vale a pena.

ComentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio