Cliffhanger funciona como uma descarga elétrica em um longa ou curta metragem. Entrevista com Kapel Furman



Estamos de volta com mais um episódio da série Cliffhanger, dessa vez com outro mega nome brasileiro, Kapel Furman.

Kapel Furman é conhecido por fazer parte do reality show Cinelab, do Canal Universal. Cineasta e diretor de efeitos especiais, especialista em armas, coordenação de ações, maquiagem de efeitos, e animador, atua na área há mais de 10 anos, fazendo parte de uma nova geração premiada e reconhecida internacionalmente por um intenso trabalho de modernização estética do cinema nacional.

Como você usa este artifício de roteiro em suas obras?


Pra mim o  cliffhanger funciona como uma descarga elétrica em um longa ou curta metragem, quando estamos naquele momento entre os arcos da história onde tudo está calmo, e até chato, o cliffhanger serve para, de súbito, acordar o espectador e prender sua atenção de volta. Acho importante ter momentos de tédio em uma história, isso valoriza as cenas de impacto quando necessário, e o cliffhanger, no meu caso, serve para isso, surpreender o espectador com um impacto, deixando-o com aquele sensação do que vai acontecer depois disso, mesmo quando o filme acaba. No seriado ele funciona para segurar a atenção ate depois do intervalo comercial, em um filme funciona para surpreender o espectador em um momento em que ele acho que tudo está calmo.


O que diferencia um bom cliffhanger de uma tentativa fraca de criar um gancho na narrativa?

Acho que é a surpresa, criar algo novo que não seja clichê ou conveniente. Só funciona se surpreender ou chocar o espectador, se seguir as fórmulas tradicionais, até cria o gancho, mas cria com menos intensidade ou mesmo emoção, algo como aquele close seguido de um "tummmmm" que vemos sempre em todos os reality shows, e consequentemente cria a mesma sensação insossa no espectador. Um bom gancho ou cliffhanger seria aquele que surpreende, ofende, questiona o espectador, que faz com que ele queira assistir o que vem depois, mesmo que seja para xingar o diretor, que cria um aftertaste.


Semana que vem tem mais, acompanhem por aqui e em breve começaremos uma série sobre HQs! Não deixem de comentar abaixo o que vocês acharam e como gostam de utilizar os Cliffhangers.




Related

Série Cliffhanger 1829119515673631688

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item