O Capítulo Zero de Totalmente Demais foi uma transmídia quebrada

https://www.storytellers.com.br/2015/11/o-capitulo-zero-de-totalmente-demais.html
Desde a última terça-feira (03), já estava disponível no site da Rede Globo o capítulo Zero de Totalmente Demais, novela das 7 que substitui "I Love Paraisópolis" . Parecia uma grande inovação, quer dizer pelo menos aqui no Brasil lançar um prólogo em outro meio - o que seria genial de se ver.
Mas por algum motivo, o que a Globo chamou de capítulo Zero não era sequer um capítulo, era uma propaganda. Vou reproduzir abaixo o trecho do jornalista e crítico Maurício Stycer:
O tal “capitulo zero” durou seis minutos e exibiu três sequências, apresentando os quatro personagens principais da novela – Arthur (Fabio Assunção), Carolina (Juliana Paes), Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Jonatas (Felipe Simas).
As cenas não serão exibidas na novela, que estreia na próxima segunda-feira (09). Por este motivo, a emissora classificou de “capítulo zero” e não de “chamada” o clipe de seis minutos. Mas, na prática, a suposta inovação foi apenas uma colagem de cenas — não se trata de novela, mas de publicidade mesmo.
O que os produtores, cineastas e novelistas brasileiros precisam saber sobre transmídia é que sem conteúdo ela se quebra. E depois o esforço para engajar o mesmo internauta se torna imenso, não vale a pena.