Garfo, Faca, Ação!

.
26 e 27 de abril de 2008. Quarta edição da Virada Cultural de São Paulo. Uma centena de programações gratuitas, para todos os gostos, em diversos pontos da cidade, madrugada adentro.

Com essa miríade de opções, por qual motivo alguém decidiria deixar de lado todas as atrações da programação oficial para ir a um evento paralelo, e ainda por cima pago? Melhor, o que levaria uma empresa a criar um evento desses, competindo com a Virada Cultural?

Resposta: uma boa história a ser contada. Afinal, por mais que uma novela seja líder de audiência, sempre haverá público interessado em outras atrações, não é mesmo?


Sabe quando você assiste no cinema um filme onde a culinária é um dos personagens principais? O chef durão, a mocinha que tem uma loja de doces ou o herói que não resiste à macarronada da mama... Os estereótipos variam, mas a fome que dá é uma constante.

Não seria legal se, depois do filme, houvesse uma sessão gastronômica onde a história vista na telona fosse contada por meio do paladar? Como se os deliciosos pratos apreciados ali no filme se tornassem realidade.

E se tudo isso acontecesse em um ambiente agradável, como uma opção de conforto em meio à loucura da Virada Cultural? Foi exatamente o que aconteceu na Virada Cine-Gastronômica, evento contado pela Storytellers e viabilizado pelo HSBC Belas Artes, que entrou com o cinema, e pela Petybon, que entrou com a comida.

Quase 1.000 pessoas passaram mais de 8 horas no cinema, das 23h00 de sábado até 08h00 de domingo, e tiveram direito à 3 sessões de filmes com temática gastronômica, havendo 6 títulos disponíveis. O climax era dado pelas 4 sessões de degustação entre um filme e outro. Entrada, jantar, sobremesa e café da manhã, com receitas especialmente inspiradas pelos filmes.


Mas também não adianta contar uma boa história sem ter ninguém para ouví-la, não é mesmo? Quantos autores não encontram uma editora para publicar suas obras primas em potencial? Por isso, cerca de 2 semanas antes do evento, começamos um trabalho cirúrgico de divulgação.

A primeira ação foi a distribuição de um flyer que continha, para além da programação do evento, uma receita baseada em um dos filmes. Fãs de culinária adoram um papel com uma receita. Muitos deles tem até rituais próprios para guardá-las, como se fossem seus pequenos trunfos de uma valiosa coleção.

Na internet convidamos alguns blogueiros de cinema e gastronomia para o evento, e assim, de boca em boca, conseguimos mais de 40 citações em diversos espaços virtuais, inclusive de blogueiros que não foram convidados, discussões no Orkut e até coluna de gente gabaritada. No meio desse processo descobrimos ótimos blogs de gastronomia, que inclusive passamos a ler constantemente. Aqui vão alguns exemplos: Guloseima, Mesapra1 e Rainhas do Lar.


Resultado: 5 salas de cinema com ingressos esgotados que viveram uma experiência cine-gastronômica inesquecível. Saíram bem alimentados de alma e estômago, e agora estão pedindo por uma segunda edição. Será?

Mais fotos e informações estão disponíveis no nosso Flickr. Bom apetite!

Related

virada cultural 7496567929102813577

Postar um comentário

  1. Bruno, mais uma vez agradecemos o convite para o evento e as visitas no Mesa pra 1. Esperamos receber contribuições de vcs com receitas... de preferência, receitas fruto, ou parte, de alguma boa história!

    abraços

    ResponderExcluir
  2. olá

    Sou carioca e fiquei "babando" de vontade de participar...
    Seria bem legal trazer a ideia para o Rio de Janeiro, ainda que não de madrugada por causa da violencia mas num final de semana quem sabe?
    de qualquer forma a iniciativa e maravilhosa. Parabéns

    Em tempo, cheguei aqui por causa do post no Rainhas do lar
    um abraço

    ResponderExcluir

emo-but-icon

item