UMA HISTÓRIA SOBRE UM CURSO PARA CONTAR HISTÓRIAS!



A primeira vez que entrei na sala de aula eu estava perdido, não sabia muito bem o que ia acontecer, na verdade eu não sabia muito bem nem o motivo pelo qual eu estava ali, naquele momento, para mim, era simples, eu queria aprender algo novo e o termo “storytelling’ me chamou a atenção. Comprei o caderno no caminho para o curso, em uma papelaria que achei enquanto estava perdido procurando pelo endereço da ESPM. O auditório era grande e estava razoavelmente cheio, os professores andavam de um lado para o outro resolvendo problemas comuns de sala de aula e recebendo os alunos.

Não demorou para que um a um, os três professores começassem  a falar, ou melhor, contar histórias. Foi assim, meio que sem perceber, que eu conheci o poder do storytelling, em uma sala de aula do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM. Devo admitir que também não demorou muito para que eu me apaixonasse pelo assunto e procurasse nos professores maneiras novas de me reinventar e eu acho que nenhum de nós imaginou que aquilo tudo seria, na verdade o começo dessa minha reinvenção.

Cada vírgula virou um desafio,  um pensamento novo, uma maneira nova de construir as coisas na minha cabeça. Começamos simples, pensando em como usar aquela tecnologia para fazer as pessoas se relacionarem melhor com a nossa marca, ideia ou produto e depois passamos para como criar uma história, vimos arquétipos, nome e sobrenome, discutimos a importância de sabermos tudo sobre um personagem, ai nós chegamos a estratégias transmidia, viajamos ida e volta entre o story e o telling de tudo aquilo.

Sai do curso, como muitos outros alunos, cheio de ideias na cabeça e de histórias para contar, pedi ajuda e aos poucos fui trabalhando nessas ideias, percebendo que não podemos nos prender a uma ideia, que o storyteller deve saber quando jogar um papel fora e recomeçar a escrever em um novo. Aprendi que era muito mais difícil criar um personagem do que pensar em um nome e uma data de nascimento, apesar de que isso já é um começo. Estudei, escrevi e aprendi, mas ainda assim não era o suficiente, eu queria mais e por isso me inscrevi de novo, no curso extensivo, mais longo e com espaço para mais prática de toda a teoria.

O extensivo acabou semana passada e eu continuei cheio de ideias, no fim do curso todo mundo contou uma história, cada grupo tinha uma missão e cada missão era mais difícil que a outra, mas entre aliens sarados, acidentes dramáticos de transito, histórias sobre lugares maravilhosos e um circo 100% sustentável nós conseguimos contar histórias que fizeram pessoas se emocionarem, rirem e se divertirem, deixamos uns aos outros com um gostinho de quero mais. Quero mais histórias, quero mais conhecimento, quero mais daquilo tudo, no fim essa história, como toda boa história, deixou todo mundo pendurado em um penhasco, lutando para subir e descobrir como seria o fim dessa jornada e eu acho que ninguém sabe ainda a resposta dessa pergunta, mas uma coisa eu garanto, o primeiro a chegar ao topo vai conseguir contar uma bela de uma história.

Pois é, a verdade é que se tornar um storyteller é um processo, e que todos nós, lá do curso, demos os primeiros, alguns de nós vão usar esses aprendizados para criar campanhas publicitárias, outros para melhorar as apresentações de power point, alguns vão usar pra vender mais e outros pra melhorar o qualidade da venda, não importa onde ou como, saber contar bem uma boa história é uma habilidade útil para muita gente. 

O curso acabou e deixou saudade, mas os nossos mestres storytellers não cansam de ensinar e antes do Fernando Palacios se perder pelo mundo em busca da NovaMaravilha, da Martha Terenzzo decidir mudar o mundo de novo e do Bruno Scartozzoni inventar mais um viagem paro deserto, antes disso tudo eles nos dão mais uma oportunidade de aproveitar o curso e aprender um pouco mais sobre contar histórias em um curso intensivo de storytelling que começa agora, dia 07 de maio de 2012 lá na ESPM, e por experiência própria eu digo que vale a pena coferir. 

Related

transmidia 1669775410326660101

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item