AS 5 TÉCNICAS DOS 50 Tons de Cinza


VocĂȘ jĂĄ se pegou pensando no Cinquenta Tons de Cinza. Mesmo que nĂŁo tenha lido. NĂŁo Ă©?

Esse post pode parecer um pouco antigo e muito modista, mas o fato é que apesar de tanto jå ter sido dito sobre a saga, o post trata de um assunto inédito.

Pelo bem do storytelling eu venci o preconceito e fui ver o que, afinal, havia por trĂĄs de todo o buzz. Como era de se esperar, ele nĂŁo se tornou um sucesso de vendas por acaso. 

Por maior que seja a crítica à autora e seus leitores, ELJames aplica com maestria uma série de técnicas avançadas de storytelling. Técnicas que poucas marcas são capazes de dominar.

AS 5 TÉCNICAS DE STORYTELLING DOS 50 TONS DE CINZA

1. UM NOVO GÊNERO?
Tem gente que diz que criou um novo gĂȘnero de literatura. É uma afirmação difĂ­cil de se fazer, mas uma coisa Ă© certa: com certeza gerou uma nova audiĂȘncia. Assim como outros bestsellers mundiais como Harry Potter, CĂłdigo da Vinci e Saga CrepĂșsculo, os 50 Tons criaram uma espĂ©cie de cĂłdigo que foi seguido por dezenas de outros autores e publicaçÔes. 
Como fez isso? Uma dica estĂĄ nas capas.


2. O ASSUNTO É SEXO!
Tem gente que arrisca chamar de pornografia literĂĄria. Mas isso nĂŁo seria um novo gĂȘnero, seria? Afinal, esse tema jĂĄ tem sido explorado hĂĄ anos, com destaque para o excelente Story of O. Ao ler o livro vocĂȘ percebe que o sexo, na verdade, nada mais Ă© do que um truque de storytelling chamado red herring. É quando vocĂȘ pensa que e uma coisa, mas no fundo Ă© outra. "Enquanto todos olham pra esquerda, ela corre pela direita."

3. TUDO É UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA...

Literalmente falando. Boa parte do sucesso do livro Ă© a facilidade da leitura e muito dessa simplicidade veio com o emprego da tĂ©cnica chamada de deep point of view.

4.... DE PRELIMINARES,

VocĂȘ acha que Ă© um livro sobre sexo, vocĂȘ lĂȘ a histĂłria com os olhos da personagem... mas absolutamente nenhum tipo de contato fĂ­sico acontece antes do sĂ©timo capĂ­tulo. Enquanto o jornalista faz o lead e conta tudo o que hĂĄ de importante no primeiro parĂĄgrafo da notĂ­cia e os publicitĂĄrios tentam condensar tudo em uma frase ou 30 segundos de ação, a autor consegue te prender por metade do livro sem que nada de importante aconteça.



5. OU DE UM CONTO DE FADAS.
No fim da histĂłria, essa Ă© uma sobre um prĂ­ncipe encantado. Um prĂ­ncipe encantado moderno. Um prĂ­ncipe encantado com quem as meninas dos dias de hoje podem sonhar. A construção do prĂ­ncipe Ă© genial: ele Ă© o mĂĄximo, mas nĂŁo Ă© perfeito; ele Ă© aspiracional, mas como o prĂłprio livro mostra, nĂŁo Ă© inalcançåvel. Tanto que a crĂ­tica masculina diz que o livro mais parece o manual de "50 Passos Para Se Tornar uma Maria Gravata". Sendo que "maria gravata" seria a mulher que se interessa por CEOs... 

Muitas mulheres estĂŁo presenteando seus namorados com o livro, como forma de incentivo Ă  criatividade nos momentos Ă­ntimos. SerĂĄ que o baby boom dos bebĂȘs nascidos em 2013 serĂŁo chamados de Grey Generation? AliĂĄs, mais do que uma audiĂȘncia, a obra formou todo um mercado de camisetas, esmaltes, sapatos, canecas e dezenas de outros apetrechos. Pois Ă©, o poder do storytelling...

Se quiser saber mais detalhes, participe do hangout sobre as tĂ©cnicas e dicas do 50 Tons de Cinza via o grupo Inovação em TransmĂ­dia Storytelling - entre que Ă© gratuito!


Bom, e se vocĂȘ gostou dessas dicas e quer mergulhar de vez na arte do storytelling, inscreva-se agora no prĂłximo Curso Intensivo de Inovação em Storytelling - do Branded Content Ă  TransmĂ­dia


ComentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio