O BENEFÍCIO-CHAVE DO STORYTELLING

https://www.storytellers.com.br/2013/10/o-beneficio-chave-do-storytelling.html
Quando falamos
das razões para fazer storytelling na comunicação contemporânea,
inevitavelmente falamos em conquista de atenção. Aliás, o primeiro a falar
sobre isso foi Herbert Simon, quando disse:
“O excesso de informação gera a escassez da atenção.”
Essa frase é
a base do que chamamos por “Economia da Atenção”, ou, resumindo em poucas
palavras, “está cada vez mais difícil fazer o seu consumidor prestar atenção no
que você tem a dizer”. Recentemente, dois grandes pensadores da comunicação
também colaboraram com o mesmo diagnóstico. Umberto Eco foi o primeiro deles:
“O excesso de informação provoca amnésia.”
E em sequência,
foi a vez do filósofo polonês Zygmunt Bauman, ao afirmar que nos dias de hoje o
excesso de informação é mais perigoso do que a falta dela. Levando essas três
cabeças em conta, como comunicar a sua marca para um público cada vez mais
distraído aos intervalos comerciais?
Pois é em
meio a isso que o storytelling surge, ou ressurge, e fica tão em voga à tudo
que diz respeito a comunicação publicitária. Se contar histórias na publicidade
é um artifício de longa data, é também pela falta de atenção do consumidor que atualmente se fala em storytelling para inovar.
Também por
isso é que quando falamos em storytelling, os exemplos não são só da
publicidade ou do marketing. Afinal, se os publicitários penam para conseguir
manter 30 segundos de atenção, enquanto o Quentin Tarantino continua fazendo
filmes de sucesso com quase 3 horas de duração, nos queremos entender o porquê e como podemos fazer semelhante para uma empresa.