STORYTELLING NAS MANCHETES DOS JORNAIS

https://www.storytellers.com.br/2013/10/storytelling-nas-manchetes-dos-jornais.html
Quando
alguém pergunta o que há de novo nessa história de contar histórias, a resposta
básica é a de que o storytelling nasce de uma demanda por novos caminhos para
se comunicar. E no momento em que jornais, além de venderem seus produtos
físicos impressos em papel, também limitam e cobram para ler notícias a mais na
internet, como tem feito e irritado o portal da Folha, o jornalismo também não
escapa dessa necessidade por novos estilos.
A cada
trinta segundos vemos um novo comercial na televisão, a cada minuto o Facebook
tem de selecionar as atualizações que vão aparecer em nosso feed e a cada cinco
minutos os portais de notícias atualizam suas manchetes. No fim das contas,
seja um detergente, um automóvel ou uma série de reportagens, a preocupação é a
mesma: como vender o meu peixe no século XXI?
Em linhas
gerais a resposta para essa pergunta será: conte uma história sobre seu peixe. É
a partir disso que se diferenciam as histórias contadas pela publicidade e pelo
jornalismo. Seguindo com a metáfora, podemos dizer que a segunda delas não pode
ser história de pescador. Ou seja, quando o produto é a notícia, o fato, só o
que resta para inovar é o telling jornalístico.