O manejo da tensão na história


Um dos pontos-chave numa boa história é o manejo da tensão, ou seja, a administração dos conflitos sofridos pelos personagens.

Para início de conversa, todo Storyteller deve saber que existem dois tipos de conflito em uma história: o interno (pessoal/ emocional) e o externo (conflitos com outros personagens e situações de perigo). Todo herói precisa ter um objetivo, isso já é sabido, e para chegar até esse objetivo ele precisa passar por situações que envolvem tensão.

Em tragédias, o resultado da tensão é negativo; enquanto que em comédias (histórias com final feliz) o resultado da tensão é sempre positivo apresentando ao fim uma recompensa ao público através do que acontece com o herói.

Freud nos fala em suas obras que o homem é movido pelo resultado da equação "tensão vs. satisfação", e ele define essa catexia que move o homem como "pulsão" sendo este conceito um dos segredos da energia que move a mente humana em busca de seus desejos.

Portanto, uma história com a quantidade certa de tensão e satisfação (ou frustração) pode se tornar viciante, visto que, para psicologia comportamental, reforços positivos podem moldar o comportamento das pessoas.

Mas então qual seria medida certa de tensão para uma boa história?

Bom, o segredo é testar e medir aos poucos a reação do público. É fato que muitas séries de livros e da TV mudam seu enredo de acordo com a reação daqueles que a consomem.

Enfim, vá escrever e testar!

Related

AS TÉCNICAS DE STORYTELLING 5938308811181111949

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item