O manejo da tensão na história

https://www.storytellers.com.br/2015/05/o-manejo-da-tensao-na-historia.html
Um dos pontos-chave numa boa história é o manejo da tensão, ou seja, a administração dos conflitos sofridos pelos personagens.
Para início de conversa, todo Storyteller deve saber que existem dois tipos de conflito em uma história: o interno (pessoal/ emocional) e o externo (conflitos com outros personagens e situações de perigo). Todo herói precisa ter um objetivo, isso já é sabido, e para chegar até esse objetivo ele precisa passar por situações que envolvem tensão.
Em tragédias, o resultado da tensão é negativo; enquanto que em comédias (histórias com final feliz) o resultado da tensão é sempre positivo apresentando ao fim uma recompensa ao público através do que acontece com o herói.
Freud nos fala em suas obras que o homem é movido pelo resultado da equação "tensão vs. satisfação", e ele define essa catexia que move o homem como "pulsão" sendo este conceito um dos segredos da energia que move a mente humana em busca de seus desejos.
Portanto, uma história com a quantidade certa de tensão e satisfação (ou frustração) pode se tornar viciante, visto que, para psicologia comportamental, reforços positivos podem moldar o comportamento das pessoas.
Mas então qual seria medida certa de tensão para uma boa história?
Bom, o segredo é testar e medir aos poucos a reação do público. É fato que muitas séries de livros e da TV mudam seu enredo de acordo com a reação daqueles que a consomem.
Enfim, vá escrever e testar!