Por que uma história merece ser recontada?



Estamos vivendo um momento interessante do cinema: a TV ganhou relevância com os seriados e Holywood tem apostado em histórias antigas. Um exemplo disso é o filme Mad Max que recentemente ganhou uma sequência bastante comentada. Porém, ele não está só. Em breve receberemos um reboot de Ghostbusters – Os Caça Fantasmas, Highlander, Gremlins... e uma lista sem fim.

Mas será que vale a pena? Afinal, por quê precisamos recontar ou estender uma história? 


O primeiro ponto a se levar em consideração é a forma com que a sociedade absorve uma narrativa. Ela muda. Eu mesmo não consigo ver com os mesmos olhos os filmes que assistia na década de 90. ET, de Spielberg me apresenta um ritmo bem mais lento do que me acostumei atualmente. 

Há também questões sociais que são consideradas quando se escreve em um momento diferente. Muitas histórias são percebidas, hoje, como racistas, machistas ou homofóbicas.  Talvez elas fizessem apologia a comportamentos que não são bem aceitos contemporaneamente, de repente algo como estimular o cigarro. Outro ponto que podemos considerar determinante é a criação de verdadeiros mitos modernos. 




Um mito é construído com várias narrativas, símbolos e esquemas que ultrapassam a quarta parede. E isso faz dele extremamente comercial. 


Religiões são exemplos de histórias que vem sendo adaptadas a realidade a cada era da humanidade. Assim como elas, os mitos modernos criados pela indústria do entretenimento (seja nos games ou nos filmes) também tem a capacidade de entrar em nossas vidas e fazer sentido.  É aí que entra o hábito humano de colecionar coisas e juntar peças de uma história... o que justifica a construção de franquias com livros, action figures, jogos, camisetas, exposições e todo tipo de conteúdo que for sustentável ao tamanho do mito que aquela história representa.




Todavia nem toda narrativa se torna mitológica.  Essa é uma questão para outro post , mas é só reparar nos nomes dos reboots que citei acima e vocês entenderão.  Ghostbusters, Highlander, Gremlins... verdadeiros ícones da cultura pop. 

Related

DESTAQUE! 5373926928852253946

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item