Por que a 5a temporada de 'Game of Thrones' Foi Decepcionante?



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A sĂ©rie da HBO desde seu inĂ­cio sempre seguiu o mesmo preceito: chocar e gerar polĂȘmica. Com isso ganhou diversos fĂŁs viciados na “adrenalina Game of Thrones”. O perigo de engajar o telespectador nesse vĂ­cio Ă© que, depois da primeira dose, a mesma quantidade de adrenalina nunca Ă© suficiente para suprir a abstinĂȘncia. Precisamos de cada vez mais. Mais surpresas, mais momentos revoltantes, mais reviravoltas, mais sentido para as açÔes, mais poder e “drive”  das personagens.

Essa compreensĂŁo acompanhou a sĂ©rie pelas primeiras quatro temporadas. Quando achĂĄvamos que sabĂ­amos o que iria acontecer, Game of Thrones nos arrematava novamente, deixando-nos de boca aberta na frente da televisĂŁo, esperando os crĂ©ditos de final de episĂłdio passarem por quantos minutos fossem necessĂĄrios atĂ© processarmos o que tinha acontecido.  Eram emoçÔes atrĂĄs de emoçÔes e nĂŁo havia tempo para desviar os olhos da tela. NĂŁo querĂ­amos nos apegar muito a um personagem, pois ele poderia morrer no prĂłximo minuto e nos deixaria gritando sozinhos para a televisĂŁo, sentindo tudo aquilo como se fosse a vida real.

Game of Thrones, desde a primeira temporada nos fez um convite para entrarmos num mundo ficcional com matanças, estupros, torturas, jogos de poder, trapaças e traiçÔes dos níveis mais baixos. E nós aceitamos e nos envolvemos a fundo nesse universo. Mas quando chegamos na quinta temporada, a série nos deu uma dose muito menor do que a que eståvamos acostumados.

Aconteceram coisas chocantes? Sim. Mas foram suficiente para o estilo Game of Thrones? NĂŁo. 

AlĂ©m da diminuição do choque, ao assistir essa temporada nĂŁo tive a sensação de “meu mundo caiu” que tive em todas as outras temporadas. Isso pode ser atribuĂ­do a uma falha de narrativa da temporada que nĂŁo se preocupou em estabelecer as consequĂȘncias e riscos. Pense nos momentos que vocĂȘ pensou “e agora?” durante a sĂ©rie e pense quais eram as consequĂȘncias para essas cenas.

Relembrando os momentos mais marcantes que tivemos:

·      Eddard Stark Ă© morto
 ConsequĂȘncia: Toda a sua famĂ­lia possivelmente seria morta tambĂ©m. O poder agora passa para as mĂŁos dos Lannister, uma famĂ­lia sem escrĂșpulos que Ă© capaz de torturar os Stark atĂ© a morte.

·      Robb Stark, sua esposa e filho Cathelyn sĂŁo traĂ­dos e mortos.  
ConsequĂȘncia: A possibilidade de uma aliança contra os Lannister se foi. A chance de recuperação dos Stark agora Ă© zero. Arya que estĂĄ chegando na cidade para reencontrar com sua mĂŁe chega tarde demais e tem que lidar com a morte de mais familiares. Sansa estĂĄ a mercĂȘ dos Lannister. Pior ainda, de Joffrey.

·      A violenta e inesperada morte do PrĂ­ncipe Oberyn.
ConsequĂȘncia: Tyrion serĂĄ sentenciado a morte por um crime que nĂŁo cometeu. Os Lannister que tanto odiamos conseguirĂŁo mais uma vez injustamente o que querem.

AtĂ© o assassinato de Joffrey, que nos causou alĂ­vio, gerou consequĂȘncias eletrizantes, como a fuga de Sansa e a prisĂŁo de Tyrion, que acabou sendo traĂ­do por sua amada e matando seu pai.

Agora pensando na quinta temporada, mais especificamente os Ășltimos episĂłdios. Tivemos a morte da princesa Shireen. Claro, foi um absurdo queimarem uma criança viva, sem dĂșvida. Mas o que a morte dela acarretou? Qual foi sua importĂąncia para a histĂłria, o que aquela pele escamosa significava? A Ășnica consequĂȘncia de sua morte, foi a que esperĂĄvamos: a derrota de Stannis. E o que a derrota de Stannis significa? Apenas mais uma pessoa que fracassou para conseguir o trono. E o pensamento que tivemos? Bem feito.

Brienne de Tarth: Depois de ficar dias e dias esperando Sansa lhe pedir ajuda, Brianne de Tarth simplesmente saiu de seu posto para realizar uma tarefa pra lĂĄ de inĂștil: Matar Stannis, que jĂĄ ia sangrar atĂ© a morte de qualquer maneira, sem exercito, sem mulher, sem filha, sem Deus do fogo ou sacerdotisa, e sem nenhuma dignidade. A cena foi digna de deixar o telespectador entediado. A personagem de Brianne foi completamente diminuĂ­da nesse momento, afinal, sua utilidade foi executar um homem que estava a beira da morte.

A morte de John Snow. ConsequĂȘncia: Uma possĂ­vel guerra entre os selvagens e a patrulha da noite, ou o extermĂ­nio de todos pelos White Walkers. HĂĄ uma consequĂȘncia, mas ela nĂŁo nos revolta ou nos faz pensar que algo muito ruim pode acontecer agora que John Snow foi morto. Nem os selvagens, nem a patrulha possuem personagens com os quais tivemos a oportunidade de identificar, jĂĄ que Sam agora partiu para a Cidadela. Por esse motivo, a morte de John Snow nĂŁo causou o efeito adrenalina desejado para o Ășltimo episĂłdio.

O mesmo se aplica a possĂ­vel morte de Sansa quando ela estĂĄ prestes a fugir de Ramsey. ConsequĂȘncia: A morte de Sansa nĂŁo moveria a histĂłria, apenas causaria pesar aos telespectadores que gostam da personagem.

Envenenamento de Myrcella. ConsequĂȘncia: Pode causar guerra entre Lannisters e Dorne, mas novamente nĂŁo hĂĄ personagens com os quais tivemos a chance de nos apegar nos dois reinos.
  
Por essa falta de elevar os riscos dos acontecimentos, a temporada se mostrou fraca em comparação com as outras temporadas, alĂ©m de apresentar maior lentidĂŁo no curso da histĂłria e menos reviravoltas eletrizantes. Obviamente, a temporada tambĂ©m teve bons momentos como o “Walk of Shame” de Cersei, que nos fez questionar onde estava essa “FĂ© dos Sete” nos tempos quando Joffrey era vivo.

NĂŁo podemos negar a qualidade de produção da sĂ©rie, que dificilmente sofrerĂĄ perda de prestĂ­gio ou fĂŁs. Game of Thrones continua sendo genial e polĂȘmica e Ă© com certeza um exemplo a se espelhar. Podemos concluir que atĂ© mesmo casos de entretenimento de sucesso devem se atentar para os perigos de se lidar com expectativas.  Todo contador de histĂłrias deve ter em mente que as personagens podem sofrer altos e baixos em suas curvas de jornada, mas os novos acontecimentos de uma narrativa, seja ela em qualquer formato, nunca devem engajar o telespectador menos do que os que ocorreram anteriormente.

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