O storytelling vence a categoria mais digital de Cannes


Na Ășltima semana aconteceu o festival de publicidade Cannes Lions, na França. AlĂ©m do mais importante para os profissionais de agĂȘncias, ele ajuda a consolidar ou revelar tendĂȘncias criativas, com novas formas de se comunicar.  Dessa vez os trabalhos que venceram a categoria Cyber (a mais digital do evento) tem total relação com um termo bem conhecido entre os leitores deste blog: O Storytelling.

AlĂ©m de ser uma forte evidĂȘncia de que a mensagem realmente sobrepĂ”e o canal, o Grand Prix de Cyber em 2013 tambĂ©m torna visĂ­vel que a barreira entre propaganda e entretenimento estĂĄ cada vez menor, em alguns casos (como este) ela nem existe mais.
Estamos falando da Pereira O'Dell, agĂȘncia do Grupo ABC comandada por Paulo Jorge Pereira, PJ. Que desenvolveu a campanha "A beleza interior", criada para a Intel e para a Toshiba.
A websérie de seis episódios de até 10 minutos, exibidos no YouTube e no Facebook, conta a história de Alex, um sujeito que sofre de uma síndrome na qual seu corpo acorda diariamente de um jeito diferente.

Como o Fernando PalĂĄcios costuma dizer, "histĂłrias falam sobre realidades humanas" e esse Ă© sem dĂșvida um dos pontos de destaque deste projeto, conforme podemos observar o trecho da entrevista do PJ no site da Proxxima: 
“NĂŁo criamos Alex para ser uma metĂĄfora do ser humano incompreendido. Foi apenas uma histĂłria de alguĂ©m que tinha um rosto diferente a cada dia. Mas percebemos que essa caracterĂ­stica casava com um sentimento mais profundo: o de amar quando ninguĂ©m te entende”
AlĂ©m de faturar o prĂȘmio mĂĄximo da propaganda a sĂ©rie venceu o prestigioso Emmy, o Oscar da TV americana, na categoria "novas abordagens, sĂ©rie ou programa original".  Esse case Ă© um dos melhores exemplos atuais do branded content com storytelling e logo cada vez mais produçÔes desse gĂȘnero irĂŁo concorrer com outras como Defiance - um dos cases atuais de transmĂ­dia storytelling que comentei aqui.

Vejam o vĂ­deo:

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