O storytelling vence a categoria mais digital de Cannes


Na última semana aconteceu o festival de publicidade Cannes Lions, na França. Além do mais importante para os profissionais de agências, ele ajuda a consolidar ou revelar tendências criativas, com novas formas de se comunicar.  Dessa vez os trabalhos que venceram a categoria Cyber (a mais digital do evento) tem total relação com um termo bem conhecido entre os leitores deste blog: O Storytelling.

Além de ser uma forte evidência de que a mensagem realmente sobrepõe o canal, o Grand Prix de Cyber em 2013 também torna visível que a barreira entre propaganda e entretenimento está cada vez menor, em alguns casos (como este) ela nem existe mais.
Estamos falando da Pereira O'Dell, agência do Grupo ABC comandada por Paulo Jorge Pereira, PJ. Que desenvolveu a campanha "A beleza interior", criada para a Intel e para a Toshiba.
A websérie de seis episódios de até 10 minutos, exibidos no YouTube e no Facebook, conta a história de Alex, um sujeito que sofre de uma síndrome na qual seu corpo acorda diariamente de um jeito diferente.

Como o Fernando Palácios costuma dizer, "histórias falam sobre realidades humanas" e esse é sem dúvida um dos pontos de destaque deste projeto, conforme podemos observar o trecho da entrevista do PJ no site da Proxxima: 
“Não criamos Alex para ser uma metáfora do ser humano incompreendido. Foi apenas uma história de alguém que tinha um rosto diferente a cada dia. Mas percebemos que essa característica casava com um sentimento mais profundo: o de amar quando ninguém te entende”
Além de faturar o prêmio máximo da propaganda a série venceu o prestigioso Emmy, o Oscar da TV americana, na categoria "novas abordagens, série ou programa original".  Esse case é um dos melhores exemplos atuais do branded content com storytelling e logo cada vez mais produções desse gênero irão concorrer com outras como Defiance - um dos cases atuais de transmídia storytelling que comentei aqui.

Vejam o vídeo:

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