HIGH CONCEPT DE FILMES PARA SĂRIE DE TV
Toda narrativa começa com um high concept, grĂŁ-conceito ou sinopse, chame como quiser, esse Ă© um elemento fundamental, Ă© a ideia geral da sua histĂłria, Ă© o que vocĂȘ promete, portanto deve entregar, ao seu espectador. High-concepts de filmes podem ser pensados como viagens, partindo de um ponto A para chegar em um ponto B. Syd Field, autor de Screeplay e um dos mais famosos especialistas na tĂ©cnica da escrita de roteiros, defende que antes de colocar qualquer palavra no papel o autor deve saber o final da histĂłria. Quem viaja sem destino, nunca chega a lugar nenhum. Escrever Ă© um exercĂcio tanto de reflexĂŁo quanto de disciplina, quando nĂŁo sabemos para onde vamos, tendemos a nos perder no meio do caminho.
Em uma sĂ©rie de televisĂŁo, porĂ©m, o caminho em si Ă© tĂŁo importante quanto o ponto A e o ponto B, afinal, uma sĂ©rie Ă© um formato narrativo longo, e Ă© ai que mora o grande desafio: vocĂȘ tem que convencer as pessoas, o tempo todo, a voltarem para aquele mesmo canal, naquele mesmo horĂĄrio, semana apĂłs semana, para continuar assistindo a sua sĂ©rie. No fim das contas, estamos falando de um produto cultural que depende Ășnica e exclusivamente da atenção dos espectadores para sobreviver. Acreditem, somos mais econĂŽmicos com nossa atenção do que jamais seremos com o nosso dinheiro.
Apesar da importĂąncia de termos o nosso trajeto planejado, do ponto A ao ponto B, sĂ©ries normalmente nĂŁo sĂŁo como filmes e nĂŁo se baseiam em uma situação especĂfica, ou seja, ao invĂ©s de escrever uma sĂ©rie sobre um cara em busca de uma namorada, normalmente se escrevem series sobre as aventuras de um cara solteiro. Mas por quĂȘ? Se a histĂłria Ă© sobre um cara que procura uma namorada ela tende a acabar quando ele encontra uma namorada, mas se a sua histĂłria Ă© sobre as aventuras de um cara solteiro, ele pode ter diversas namoradas, viver diversos relacionamentos, e no fim, sempre terminar solteiro. O ponto A e o ponto B, sĂŁo bons guias para quem estĂĄ criando a narrativa, mas podem ser um problema para alguns espectadores, talvez seja por isso que as sĂ©ries de maior sucesso dos Ășltimos tempos tem sido baseadas em universos ou personagens mais generalizados.
Dexter, por exemplo Ă© a histĂłria de um serial killer de serial killers, nĂŁo tem, em sua promessa, os pontos A e B, assim como House, uma sĂ©rie sobre um mĂ©dico especializado em diagnĂłsticos difĂceis de casos raros, com uma promessa como essa hĂĄ uma imensidĂŁo de doenças e situaçÔes que sĂŁo capazes de segurar a sĂ©rie e atenção dos espectadores por vĂĄrias temporadas. Friends, uma sĂ©rie sobre um grupo de jovens adultos que moram em Nova York, colecionou fĂŁs por 10 anos. Outro aspecto interessante, que podemos nos aprofundar em outros posts, Ă© que em sua maioria as sĂ©ries de maior sucesso dos Ășltimos anos sĂŁo baseadas nos personagens e nĂŁo nas situaçÔes, ou seja, em Homeland ao invĂ©s de uma sĂ©rie sobre um grupo terrorista, temos uma sĂ©rie sobre um soldado americano que foi prizioneiro de um grupo terrorista por oito anos e voltou para os Estados Unidos transformado, com um diferente ponto de vista sobre a vida.
AtĂ© mesmo Breaking Bad, a sĂ©rie que entrou para o Guinnes book como a melhor sĂ©rie da histĂłria, continha em sua promessa ao espectador a jornada de um professor de quĂmica super-qualificado que se tornou fabricante de drogas ao ter que refletir sobre a vida enquanto enfrenta um cĂąncer de pulmĂŁo. Podemos analisar mais 20 sĂ©ries e iremos perceber a importĂąncia dos seus protagonistas para a narrativa e um dos principais motivos Ă© que uma pessoa interessante Ă© capaz de gerar histĂłrias para vĂĄrias temporadas, uma pessoa nĂŁo tem limite de tempo como uma situação. Ă claro que hĂĄ exceçÔes, como em todas as regras, mas caso vocĂȘ esteja pensando em criar uma sĂ©rie, seja para se divertir, ou para divulgar os serviços ou produtos da sua empresa, pense no ponto A e B e depois preencha o caminho entre um e outro com um bom personagem que te permita mobilidade de ação.
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