STORYTELLING, DO ENREDO AO SAMBA-ENREDO
(Voz grave masculina, leve rouquidĂŁo, pausadamente
anuncia em microfone)
- Quesito samba-enredo... Nota...
Os
integrantes de cada escola de samba, em suas mesas, paralisam a espera do
anĂșncio do locutor. Entre eles, 10, 15, 20, uma vida inteira de experiĂȘncia em
desfiles. Cada décimo de nota é crucial. Pode ser céu e inferno. Eles sabem da
importĂąncia de um bom samba-enredo.
Fantasias,
alas, carros alegĂłricos... Nada disso terĂĄ sentido sem uma mĂșsica que os dĂȘ o
ritmo. Nada disso serĂĄ tĂŁo bonito sem um bom enredo, cantado em forma de samba,
na ponta da lĂngua de cada um dos que desfilam.
Pois
o enredo de uma histĂłria, seja ela contada no cinema, no livro, no comercial de
tevĂȘ ou na avenida, Ă© a faĂsca de lĂłgica e de razĂŁo que ascenderĂĄ Ă emoção. Ă a
progressĂŁo dos fatos que se reconhecerĂĄ em cada um dos que assistem, lĂȘem,
consomem ou cantam.
Para
os integrantes de cada escola de samba, em suas mesas, paralisados a espera do
anĂșncio do locutor, Ă© tambĂ©m para cada um dos que avaliam. TerĂĄ o samba-enredo
convencido o jurado, assim como um enredo deve convencer um espectador, um
leitor ou um consumidor?
ComentĂĄrios
Postar um comentĂĄrio