STORYTELLING, DO ENREDO AO SAMBA-ENREDO



(Voz grave masculina, leve rouquidĂŁo, pausadamente anuncia em microfone)
- Quesito samba-enredo... Nota...
Os integrantes de cada escola de samba, em suas mesas, paralisam a espera do anĂșncio do locutor. Entre eles, 10, 15, 20, uma vida inteira de experiĂȘncia em desfiles. Cada dĂ©cimo de nota Ă© crucial. Pode ser cĂ©u e inferno. Eles sabem da importĂąncia de um bom samba-enredo.
Fantasias, alas, carros alegĂłricos... Nada disso terĂĄ sentido sem uma mĂșsica que os dĂȘ o ritmo. Nada disso serĂĄ tĂŁo bonito sem um bom enredo, cantado em forma de samba, na ponta da lĂ­ngua de cada um dos que desfilam.
Pois o enredo de uma histĂłria, seja ela contada no cinema, no livro, no comercial de tevĂȘ ou na avenida, Ă© a faĂ­sca de lĂłgica e de razĂŁo que ascenderĂĄ Ă  emoção. É a progressĂŁo dos fatos que se reconhecerĂĄ em cada um dos que assistem, lĂȘem, consomem ou cantam.
Para os integrantes de cada escola de samba, em suas mesas, paralisados a espera do anĂșncio do locutor, Ă© tambĂ©m para cada um dos que avaliam. TerĂĄ o samba-enredo convencido o jurado, assim como um enredo deve convencer um espectador, um leitor ou um consumidor?

ComentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio