DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Dia 18 de Abril! Dia nacional da literatura infantil!

Parabéns para você que lê histórias todos os dias antes do seu filho dormir, que já contou algum causo pra sua sobrinha, que chora ao lembrar da sua avó narrando as histórias do saci ou que simplesmente um dia sonhou nos contos que ouvia na infância.

A data foi escolhida em homenagem ao grande Monteiro Lobato, tantas vezes lembrado aqui no Blog. Lobato pode ser considerado o pai da literatura infantil brasileira pois na sua obra resgatava a identidade do povo sertanejo e ícones do folclore, sempre aliando com histórias lúdicas, divertidas e inteligentes.

Como o próprio sabiamente já dizia: Um país se faz com homens e com livros”. A literatura transforma o homem, transmite conhecimento. Mas se a literatura expande os universos do homem e traz novos horizontes, a literatura infantil pode ser considerada a base do ser humano e do seu imaginário.

Além da importância na alfabetização e da formação do vocabulário, os livros também levam às crianças repertório para a formação ética e racional de cada um.


A literatura infantil, mais que qualquer outra, faz uso de recursos linguísticos que permitem diversas interpretações e estimulam a imaginação do leitor, seja uma criança de idade ou de espírito.

Sempre gostei muito de ler livros infantis, mesmo quando já consideravam que tinha passado da idade. Por mais que tentassem me empurrar alguns livros juvenis, ainda que me dessem “Crepúsculo” de presente de aniversário, eu preferia leituras mais lúdicas, contos de fantasia, se tivesse uma ilustração então... Eu viajava!

Lembro de uma vez quando tinha aproximadamente 11 anos uma coleguinha entrou no meu quarto e começou a fazer brincadeiras com a quantidade de livros infantis que ainda guardava em minha estante. Senti muita vergonha na hora. A partir do episódio, passei a guardá-los escondido no armário, até coloquei uns livros de pré adolescente na decoração do quarto, mas nas horas vagas era o Monteiro Lobato e o Ziraldo que realmente me faziam companhia.

Hoje não só gosto de escrever textos infantis como ainda leio, mesmo que com a desculpa de fins acadêmicos ou para me inspirar.

Related

Ziraldo 6850427937828488266

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item